Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 450 toneladas de soja pirata são apreendidas em Santa Bárbara do Sul e Almirante Tamandaré

6 de agosto de 2020

A Polícia Civil, junto da Secretaria de Agricultura do Estado e o Ministério da Agricultura, deflagram nesta quinta-feira (6) a Operação Bijuteria, nos municípios de Santa Bárbara do Sul e Almirante Tamandaré. Ao todo, a polícia apreendeu mais de 450 toneladas de semente de soja pirata.

As investigações tiveram início em junho, após policiais da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, junto de fiscais federais e estaduais, receberem a informação de que indivíduos de Santa Bárbara do Sul e Almirante Tamandaré do Sul estariam vendendo, em larga escala, sementes de soja piratas como se fossem sementes certificadas. 

A investigação aponta que os suspeitos, em comunhão de esforços, burlavam o caminho legal para a produção e venda de sementes certificadas, entregando aos produtores sementes de baixa qualidade e que, consequentemente, representavam elevados prejuízos para as vítimas.

Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e propriedades rurais nestes municípios. Foram apreendidas mais de 450 toneladas de sementes piratas em quatro locais, além de documentos, armas de fogo e agrotóxicos.

As equipes também identificaram que em algumas das propriedades alvos das investigações estavam utilizando agrotóxicos proibidos no Brasil e extremamente lesivos ao meio ambiente. Em um dos locais, quando a polícia chegou, os investigados estavam queimando embalagens de agrotóxicos.

Conforme o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab de Bagé, os suspeitos são investigados por organização criminosa e estelionato.

Além da responsabilização criminal e administrativa, a legislação prevê, também, possível indenização aos produtores lesados.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí