Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 530 pessoas em tratamento contra o câncer são atendidos atualmente pela Aapecan de Ijuí

20 de janeiro de 2022

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) unidade de Ijuí atende atualmente 539 pessoas que estão em tratamento oncológico. A maioria dos pacientes são de Ijuí, mas dezenas  vem de municípios vizinhos,  já que a região de abrangência atende aproximadamente 120 municípios entre a região das missões e  noroeste.

Desde 2011, quando a Aapecan foi inaugurada em Ijuí, 3 mil 150 pessoas já passaram pela instituição. As pessoas atendidas na associação também estão em tratamento oncológico junto ao Cacon do HCI. 

Em entrevista à Rádio Progresso nesta quinta-feira (20) o assessor de comunicação da instituição, Gabriel Araújo, relatou que o acolhimento é destinado a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, e se dá através da atuação de uma equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogos. Num primeiro momento os profissionais realizam o cadastro dos pacientes em tratamento contra o câncer, para a partir daí identificar quais são as principais demandas sociais e psicológicas. O espaço físico da associação dispõe atualmente, de 28 quartos que abriga as pessoas em tratamento e seus acompanhantes. Além da hospedagem, eles tem direito a alimentação, quatro vezes por dia, de segunda a sexta-feira, tudo de forma gratuita.
No entanto, segundo Gabriel, a parte da hospedagem está suspensa temporariamente mas será normalizada em breve, assim que as obras forem concluídas. Depois da reforma, a associação vai dispor de 30 a 32 quartos para acomodar os acolhidos. 

Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, a Aapecan sobrevive majoritariamente da doação da comunidade. Para isso, existe uma equipe de telemarketing – cuja central está localizada em Santa Maria- responsável por fazer ligações à comunidade solicitando ajuda financeira. 

Em Ijuí, segundo a assessoria de comunicação, a associação, além de ajuda financeira,  necessita de doações de alimentos para atender a demanda das cerca de 100 refeições diárias que estão sendo ofertadas atualmente. Além disso, os alimentos serão essenciais para compor as cestas básicas que a instituição distribui aos acolhidos. Entre os itens que a Aapecan mais necessita estão os seguintes: óleo, açúcar, farinha, leite
e feijão. As doações podem ser entregues diretamente na unidade de Ijuí, localizada na Travessa Alvarenga Peixoto, nº 47, bairro São Paulo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!