Busca rápidaX

Mais de 65 mil veículos no Rio Grande do Sul já trafegam com a Placa Mercosul

8 de janeiro de 2019

De acordo com o Detran, o número de veículos emplacados com o novo padrão Mercosul no Rio Grande do Sul, até o fechamento desta matéria, é de 65.117 mil, para uma frota total do estado de 6.772.452 milhões.

No RS, as empresas fornecedores de placas já aderiram e se adequaram ao novo padrão. Em Ijuí, o par de placas está sendo comercializado por R$ 220,00 para carros e R$ 110,00 /120,00 para motos.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou, pela quarta vez, para Junho de 2019 o prazo para os estados que ainda não aderiram ao sistema se adequar ao novo modelo de placas Mercosul.

A nova placa é obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade. Na Resolução 748, o Contran também decidiu que não há mais necessidade de as novas placas apresentarem os brasões do estado e do município de emplacamento.

As mudanças se aplicam a automóveis a serem registrados, em processo de transferência de cidade ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Antes, qualquer alteração de localidade do veículo exigia na troca das chapas, o que gerava novos gastos para o proprietário.

A resolução estabelece ainda que, quando a placa não couber no receptáculo a ela destinado no veículo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderá autorizar a redução de até 15% no tamanho, preservando as posições onde estão estampados o QR Code e distintivo BR.

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Compartilhar
  • 46
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    46
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!