Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 7 mil famílias são atendidas pela Assistência Social, em Ijuí

16 de setembro de 2021

A faxineira Jessica Rodrigues, com dificuldades em conseguir novos clientes, conta apenas com o auxílio financeiro do Governo Federal para custear as despesas da família, composta por ela, o marido e dois filhos. O recurso, no valor de R$250 não é suficiente para suprir as necessidades básicas e, é através da cesta básica que recebe mensalmente no Centro de Referência em Assistência Social, CRAS, que a Tatiane consegue prover o alimento.

A família de Jessica é apenas um exemplo, dentre as mais de 7 mil famílias que contam com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em Ijuí. São exatamente 7.628 famílias com cadastro no NIS (Número de Inscrição Social), que recebem auxílio, atendimento e orientação. A Assistência Social oferece, além do alimento, que é um auxílio temporário, serviços que objetivam a garantia do fortalecimento da convivência familiar e comunitária; referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos; orientação para outras políticas públicas; dentre outros.

Os CRAS são fundamentais para a população,  pois trabalham de forma preventiva, neste sentido, procurando orientar a população sobre seus diretos e facilitar seu acesso aos serviços que são disponibilizados pela rede socioassistencial.

A rede assistencial, no entanto, oferece atendimento para além dos cadastros. Em entrevista à Rádio Progresso, a Primeira Dama Andressa Carvalho explicou que mesmo sem cadastro no NIS, qualquer pessoa pode ser beneficiada com roupas da campanha do agasalho, por exemplo. “Algumas pessoas têm receio de buscar doações por não possuírem cadastro. É importante reforçarmos que as roupas podem ser doadas para qualquer pessoa, mesmo sem cadastro. A assistência está aqui para atender a todos. Estamos de portas abertas”.

Andressa reforçou ainda a importância da participação da comunidade nas campanhas criadas pelo executivo. “Muitas pessoas colaboraram conosco. Foram mais de 30 mil peças de roupas arrecadadas, o que é extremamente positivo”.

 

 

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!