Busca rápidaX

Mais de 700 postos de trabalho são criados em Ijuí em 2019

23 de dezembro de 2019

O município de Ijuí registrou grande saldo positivo de empregos no mês de novembro, com bom resultado das contratações temporárias de fim de ano, principalmente no comércio.

É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego, o Caged, divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Somente em novembro, o número de pessoas contratadas superou em 196 o índice de empregados dispensados. O comércio apresentou o melhor desempenho neste quesito. Nos 30 dias de novembro foram 253 pessoas demitidas contra 393 contratados, gerando um saldo positivo de 140 vagas.

No mesmo período, o segmento de serviços também gerou novas vagas de emprego em Ijuí, com saldo de 26 postos de trabalho, assim como a indústria de transformação, onde as admissões superaram em 26 o número de demissões.

Com isso, o índice de empregabilidade cresceu de forma significativa em Ijuí nos 11 meses analisados até agora. São 719 postos de trabalho criados na economia local em 2019. O segmento de serviços lidera com folga o resultado do ano. O saldo positivo no setor é 379 de vagas no ano. A indústria vem bem atrás, com 170 empregos formais criados, e o comércio registrou até novembro 113 vagas de trabalho.

Destaque, também, para a construção civil, onde os dados do Caged mostram 57 novos postos de trabalho criados no ano. As informações se referem somente a empregos formais, ou seja, com carteira assinada.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Antônio Tâmbara, o momento é de comemoração. Ele cita como principais fatores para o índice positivo o horário livre do comércio ijuiense além da instalação de grandes lojas em 2019, como por exemplo a Havan, que até agora gerou cerca de 110 empregos, além das 40 vagas que ainda devem ser preenchidas em Janeiro.

A projeção para 2020 é de que os índices de geração de emprego em Ijuí continuem crescendo, segundo o secretário. Isso porque pelo menos três grandes empresas devem se instalar no município no próximo ano: Cotripal, que deve gerar cerca de 250 empregos, Stok Center, que vai proporcionar cerca de 150 vagas, além de uma distribuidora da Itaipava.

O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca que o município está investido na qualificação profissional, em parceria com entidades e instituições como ACI, Sindilojas e Unijuí, por exemplo, e que nos próximos dias a Universidade vai aplicar uma pesquisa no comércio, para, em 2020, criar ações específicas de qualificação da mão de obra.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!