Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 800 famílias de Ijuí terão isenção na cobrança da conta de luz devido à crise

20 de abril de 2020

O setor elétrico foi um dos escolhidos pelo governo federal para ajudar a minimizar os efeitos da crise provocada pelo Coronavírus. Uma medida provisória editada pelo na última semana isenta os consumidores enquadrados na tarifa social do pagamento das contas de energia elétrica neste período de crise. A medida beneficia consumidores que gastam até 220 quilowats/hora por mês pelo período de 90 dias.  Essa isenção da cobrança passa a valer para contas com vencimento em maio e geradas em abril.

Segundo o diretor-presidente do Demei, Rubem Härter o departamento registra 830 unidades consumidoras cadastradas como baixa renda e que terão a isenção de cobrança, porém ressaltou que este número pode subir.  Os custos da isenção serão pagos por um fundo que vem sendo formado pelo setor elétrico, segundo Rubem Härter, não oferecendo prejuízos ao departamento municipal.

Sobre a inadimplência neste período de crise, Härter disse que houve um pequeno aumento nas tarifas não pagas pelos consumidores neste mês, porém, os 100 principais consumidores que compreendem cerca de 30% do faturamento do Demei seguem com os pagamentos em dia. Os cortes no fornecimento de energia elétrica também estão suspensos neste momento, mas Demei alerta que essas cobranças serão realizadas futuramente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí