Busca rápidaX


MANCHETES

Mais escolas estaduais de Ijuí e região retomam aulas após greve do magistério

26 de dezembro de 2019

Aos poucos, as escolas estaduais de Ijuí e região começam retomar as aulas, após a participação na greve do magistério, liderada pelo Cpers. Em Ijuí, hoje pela manhã, a escola estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, o Ruyzão, reiniciou as aulas.

Segundo o diretor, Paulo Barcelos, no turno da manhã faltaram dois professores. Para esta tarde e noite, é preciso aguardar a fim de saber quem vai retomar às aulas. O Ruyzão começou paralisação no dia 19 de novembro, portanto, mais de um mês de greve. Paulo Barcelos comenta que agora haverá organização do calendário de recuperação dos dias parados. Ele acredita que o ano letivo de 2019 seja encerrado até por volta do dia 20 de janeiro.

Já a escola técnica estadual 25 de Julho de Ijuí recomeçou as aulas na última segunda-feira. Outro educandário estadual que participou durante longo período da greve do magistério, a escola estadual Luis Fogliatto de Ijuí, voltou às aulas na quarta-feira da semana passada. Mesmo assim, há casos de professores que seguem paralisados, de forma particular, em alguns educandários.

O Cpers informou que vai suspender a paralisação dos professores e funcionários de escolas estaduais somente após acordo que condicione a recuperação das aulas ao pagamento dos dias parados. O Cpers está em greve contra projetos do Executivo gaúcho que altera o plano de carreira dos servidores. Já o governo Eduardo Leite promete dar alguma resposta a partir deste próxima final de semana.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí