Busca rápidaX


Manifestação na Praça da República reúne apoiadores de Bolsonaro e do voto impresso auditável

1 de agosto de 2021

Se reúnem em manifestação realizada na Praça da República na tarde deste domingo, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e do voto impresso auditável. Pessoas – a maioria fazendo o uso de máscaras – com bandeiras do Brasil em punho e com manifestações através de cartazes, estão no local.

Esteve nesta semana nos estúdios da RPI, um dos principais líderes da Direita em Ijuí, Evandro de Jesus, que também é assessor do vereador Rodrigo Noronha (PP). De acordo com ele, a manifestação ocorre em todo o Brasil.

“Estamos diante da maior campanha de desinformação no país. Impressionante vermos autoridades do Tribunal Superior Eleitoral promovendo a desinformação e dizendo que queremos a volta da cédula de papel, sendo que não é isso. Queremos a urna eletrônica e ao lado dela um aparelho que poderá visualizar o que você colocou na urna. Você vai digitar o número do candidato, vai aparecer no papel, você confere e esse papel será cortado e colocado em outra urna para depois conferir os números”, disse Evandro.

A impressão do voto nas urnas eletrônicas em todo o País deverá custar R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos nos próximos dez anos, segundo projeção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Questionado sobre os altos custos, Evandro pergunta: “Qual é o preço da democracia?”, e complementa dizendo que o governo deve pagar esses custos com valores do Fundo Eleitoral.

Ainda, segundo Evandro apenas três países possuem apenas a urna eletrônica: Brasil, Butão e Bangladesh. “Nos demais há o voto digital, mas também há o voto impresso ao lado”, conclui.

Fonte: Rádio Progresso.