Busca rápidaX

MANCHETES

Médico Ijuiense infectado pela Covid-19 está curado e recomenda que as pessoas sigam se cuidando

17 de abril de 2020

O primeiro caso de coronavírus na cidade de Ijuí foi confirmado na noite de ontem (16) pelo Hospital Unimed Noroeste. O infectado é o médico atuante no município, Ibrahim el Ammar, que já está curado.

Em entrevista à Rádio Progresso na manhã de hoje (17), o profissional contou que contraiu a doença ainda no mês passado. No dia 12 de março ele visitou a filha na cidade de Novo Hamburgo e retornou a Ijuí no dia 15. Até o dia 20 de março – data em que o Estado decretou a quarentena e o fechamento do comércio -, o médico trabalhou normalmente, pois não apresentou qualquer sintoma.

Após o decreto, segundo o profissional, como possui mais de 60 anos, se afastou do trabalho e ficou em quarentena em casa, somente com a família. Ele não teve mais contato com outras pessoas. Após isso, entre os dias 22 e 24, o médico teve uma leve dor de cabeça e perdeu o olfato. A partir disso suspeitou da doença e fez um teste rápido.

“Teoricamente até o dia 27 de março eu não poderia mais apresentar sintomas, então já estaria curado. Fiz o exame e apareceu anticorpos, o que significa que eu já tive a doença e não contamino mais ninguém”, afirmou. Sob a orientação da médica infectologista, Ibrahim repetiu o exame, o qual detectou novamente os anticorpos.

“A maioria das pessoas será assintomática ou terá apenas algum sintoma muito leve, cerca de 85% da população, o que faz com que as pessoas adquiram imunidade até o vírus desaparecer”, destacou.

O médico conta que já estava liberado para retornar ao trabalho no dia 3 de abril, mas decidiu permanecer mais um tempo em quarentena e voltou aos atendimentos no último dia 15.

“Eu tiver uma forma leve da doença, acho que também tive sorte”, afirmou ele. O médico ainda destaca que o grande perigo da covid-19 são aquelas pessoas que possuem comorbidades, ou seja, outras doenças. “Nós temos que continuar nos cuidando, obedecer as regras do Ministérios da Saúde, do governo Estadual e Municipal. Nós médicos aconselhamos que a população não saia na rua sem máscara, lave as mãos com frequência e use álcool gel”.

Ouça a entrevista:

[videopress ptZWydVa]

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!