Busca rápidaX


Menos da metade dos pacientes atendidos no Centro de Triagem de Ijuí apresenta sintomas gripais

23 de abril de 2020

O Centro de Triagem para doenças respiratórias e suspeitas de covid-19, em funcionamento no ginasião de esportes de Ijuí, desde a última segunda-feira, atende em média de 20 a 25 pessoas por dia. Segundo a coordenadora do local, enfermeira Fernanda de Moraes, apenas alguns pacientes apresentam sintomas gripais, média de quatro a cinco por dia. Ontem, foram seis casos dessa natureza.

Nos demais atendimentos, são outros problemas, por exemplo, dor de garganta de origem bacteriana, sintomas de asma, dentre outros. Fernanda Moraes esclarece que devem procurar o Centro de Triagem apenas pessoas que apresentam febre, tosse, dor de garganta e falta de ar, ou seja, sintomas respiratórios.

De segunda-feira até ontem, apenas um dos pacientes atendidos foi encaminhado para atendimento hospitalar, mas não por suspeita do novo coronavírus e sim por outro problema de saúde que já possuía. Aliás, o Centro de Triagem de Ijuí ainda não atendeu caso suspeito de covid-19. O local recebe apenas moradores de Ijuí.

O paciente até pode ser natural de outro município, mas precisa residir na Colmeia do Trabalho e ter o cartão SUS atualizado no ambulatório da região onde mora. O Centro de Triagem de Ijuí atende, diariamente, das 7 às 19 horas. Existem 16 consultórios e no local ninguém fica internado. Ou seja, o paciente é encaminhado para casa ou para o hospital.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí