Busca rápidaX

Mesmo com chuvas, milho terá perdas significativas em Ijuí e região

17 de novembro de 2020

As chuvas registradas de domingo para cá em Ijuí e região foram mal distribuídas e não favorecem para o fim da estiagem. Em Ijuí, houve grande acumulado na região Norte, com até 100 milímetros, assim como em Catuípe, mas na região sul de Ijuí o solo está muito seco.

O agricultor, Selmar Antônio Burati, morador da localidade de São José, Jóia, disse, nesta manhã, que há cerca de um mês não chove na mencionada região. Frisou que existe grande perda no milho e a soja sofre muito com a seca.

Especificamente em Ijuí, o extesionista da Emater, Edewin Bernich, comentou que onde ocorreu chuva pesada, ontem, pode até acontecer compactação do solo em áreas que receberam plantio da soja recentemente. O cultivo na olaginosa na Colmeia do Trabalho está entre 15 e 20%.

Em relação ao milho, Edewin Bernich observa que mesmo nas áreas que receberam boas chuvas no início desta semana, a cultura não deve ter muita recuperação, pois está com bastante folhas e porte baixo.

Nas regiões de Santo Augusto e Três Passos, no final de semana, agricultores retornaram com plantio da soja, após as chuvas. Com isso, na região Celeiro o cultivo da oleaginosa está em torno de 40%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí