Busca rápidaX

MANCHETES

Mesmo com decreto, poucas escolas infantis particulares de Ijuí devem retomar ações nesta semana

22 de setembro de 2020

Decreto publicado hoje à tarde pela prefeitura de Ijuí permite o retorno de atividades presenciais em escolas de educação infantil particulares do município. As aulas estava suspensas há cerca de seis meses, visto a Covid-19.

As normas do Executivo ijuiense seguem as diretrizes do Estado, ou seja, permissão de no máximo 50% dos alunos por sala de aula. Além disso, as creches privadas precisam manter as crianças com distanciamento mínimo, materiais individuais e estão proibidas atividades físicas com aglomeração ou contato entre os alunos.

Por outro lado, os educandários precisam ter apresentado o plano de contingência, com a aprovação pelo COE ijuiense, o Centro de Operações de Emergência para o novo coronavírus. As atividades presenciais em escolas infantis particulares só podem retornar em regiões com bandeira amarela ou, pelo menos, duas semanas consecutivas na classificação laranja.

O decreto ontem da prefeitura de Ijuí vale até a meia-noite da próxima segunda-feira, durante a vigência da nova rodada do distanciamento controlado. Caso o município e a região 13 permaneçam na bandeira laranja ou passem para a classificação amarela na semana que vem, o decreto deverá seguir como o atual. Já se houver regressão para a bandeira vermelha, possivelmente o decreto vai ser revogado.

Por outro lado, as escolas públicas municipais infantis de Ijuí não tem previsão de retomada de atividades presenciais, mesma situação para demais níveis de ensino dos educandários municipais. Além disso, amanhã o Executivo ijuiense deverá divulgar decreto para liberação de alguns tipos de eventos.

Essas atividades englobam feiras e exposições corporativas ou comerciais; seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras e similares; reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.

Escolas

O conjunto de escolas infantis particulares de Ijuí considera um avanço o decreto de hoje da prefeitura que autoriza a retomada de atividades presenciais, mesmo que experimental. Porém, os proprietários dos educandários lamentam que a validade seja até a próxima segunda-feira.

Para eles, o decreto deveria ser mais extensivo, a fim de dar maior segurança aos pais e organização das escolas. Dessa forma, das 14 creches particulares ijuienses, apenas três vão reiniciar amanhã as ações. As demais devem retomar aulas na segunda-feira que vem, para aguardar possibilidade de um decreto definitivo atrelado às bandeiras da Covid-19.

Colégios

Quatro colégios de Ijuí possuem educação infantil. O Colégio Sagrado Coração de Jesus informou, nesta tarde, que a direção precisa se reunir para decidir pela retomada ou não de atividades presenciais com as crianças. Isso poderá ser encaminhado hoje.

O Ceap, por sua vez, informou que com o decreto municipal, agora é possível tem melhor organização. A escola já está praticamente pronta com as medidas de segurança para a educação infantil, porém resta alguns protocolos e autorização dos pais. O diretor, Gustavo Malschitzky, frisou que diante disso o Ceap não vai reiniciar aulas com as crianças nesta semana, mas possivelmente na próxima segunda-feira.

Situação semelhante acontece na Escola Adventista de Ijuí. O educandário pretende retomar ações da educação infantil, o que poderá ser definido nesta quarta-feira. A escola precisa analisar o decreto do município e orientar os pais dos alunos. Já a escola EFA de Ijuí informou que ainda não tem nada definido sobre retorno ou não de atividades com as crianças.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!