Há manifestações de lideranças na defesa por mais dinheiro governamental a hospitais e municípios, com objetivo de melhorar o atendimento de moradores do interior e cidade pelo Sistema Único de Saúde. A Fetag ainda se mobiliza devido à defasagem na tabela de atendimentos prestados pelo SUS, aplicação dos recursos destinados à saúde em outras áreas e falta de recursos voltados à atenção básica, que é o pilar sustentador da saúde pública.
Em Ijuí, a manifestação acontece defronte à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, à Avenida David José Martins. Além de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da regional sindical da Fetag de Ijuí, também participam mesmos sindicatos da região de Três Passos. Em função do ato, o trânsito de veículos não é permitido entre 8 horas e 30 minutos às 11 horas desta manhã na Avenida David José Martins, somente no sentido de quem se desloca em direção ao HCI, ou seja, na subida. Do outro lado da mesma via, sentido de descida, o fluxo seguirá normal.
Durante o período, a melhor alternativa para ambulâncias e demais veículos chegarem ao Hospital de Caridade de Ijuí será pela rua Barão do Rio Branco. Devido ao ato, nesta manhã o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí não tem atendimento.