Busca rápidaX

MANCHETES

Mobilização de funcionários do HCI arrecada oito toneladas de alimentos

5 de outubro de 2021

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) lançou entre seus colaboradores o 1º Desafio Solidário, uma campanha interna com a finalidade de arrecadar meia tonelada de alimentos em cinco dias, em parceria com o Corpo Clínico da instituição e a SCL Máquinas de Ijuí – Fundação John Deere, que se comprometeu em doar o mesmo montante das arrecadações recebidas, dobrando o resultado final. O HCI por sua vez firmou compromisso de destinar metade de tudo oque for arrecadado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ijuí, que atende a 470 pacientes, e presta auxílio a 120 famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

Ao todo, 32 equipes e a diretoria voluntária participaram do desafio, totalizando 700 pessoas diretamente envolvidas. O convite aos colaboradores foi feito pelo presidente do HCI, Douglas Uggeri, que explicou as regras: unidades organizadas entre si podendo agregar-se a outras, desde que até um limite de 30 pessoas. Venceria o desafio, a equipe que arrecadasse mais alimentos na média proporcional e a premiação é uma rodada de pizza, patrocinada pelo Corpo Clínico.

O Desafio Solidário foi lançado no dia 24 de setembro, devendo encerrar-se no dia 29 de setembro, obedecendo ao prazo dado pela John Deere. No curto espaço de tempo, uma grande corrente do bem tomou conta dos colaboradores do HCI e se estendeu a toda a comunidade, que contribuiu com as equipes, atendendo ao chamado da instituição. Foram recebidas doações de empresários dos diferentes segmentos, da indústria, advogados, vereadores, médicos do HCI, da superintendência e da agência Imigrantes da Sicredi e do poder público – prefeitura, Gabinete da Primeira-dama, secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária -, além da EFA, Ceap e a turma do técnico em Mecânica do 25 de Julho que colocaram pontos de coleta de alimentos, e toda a comunidade em geral. O Desafio Solidário também recebeu apoio da União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi) e da imprensa local que contribuíram com a divulgação.

E o resultado final foi surpreendente, emocionando tanto os organizadores quanto os colaboradores. Foram arrecadadas 8,4 toneladas de alimentos em um tempo recorde de cinco dias. Os vencedores foram anunciados pelo presidente Uggeri, diretamente da Apae, ao lado da presidente Avani Zwanziger. “Antes de mais nada, seria somente o primeiro lugar a ser contemplado, através da proporcionalidade de funcionários que estavam participando. Porém, como a equipe vencedora tem cinco colaboradores, estendemos para o segundo lugar e para a equipe que mais arrecadou alimentos. Também quero agradecer aos médicos do Corpo Clínico que contribuíram doando o valor da premiação”, explicou.

Em primeiro lugar, ficou a Central de Convênios – HCI Vida, e em segundo lugar, a Gerência de Enfermagem e Educação Continuada. A Fisioterapia foi a equipe que mais arrecadou alimentos: 1.176 mil quilos. “No primeiro dia do desafio, nossa equipe abraçou a causa, ligando para os mercados pedindo permissão para arrecadarmos alimentos. A estratégia era incentivar todas as pessoas que entravam no mercado a entender o desafio que estava sendo feito pelo HCI, explicando como seriam as arrecadações, tentando passar às pessoas um pouco dessa solidariedade, para que todos participassem. Ficamos muito felizes em poder ajudar o HCI e a Apae. Vestimos a camisa HCI, mesmo estando em cinco pessoas, e sinto que merecemos a vitória, porque nosso método foi satisfatório, indo de pessoa em pessoa, com seriedade e transparência. Quero agradecer a todos que participaram, todas as equipes e as pessoas e empresas que ajudaram. Não existem palavras para descrever essa união, essa força, esse time. Só posso dizer que sinto gratidão e orgulho por cada um que veste a camisa HCI Saúde, e que faz dessa instituição uma referência em Saúde. Juntos somos a diferença que o mundo precisa”, agradece o encarregado pela Central de Convênios do HCI, Jaílson Manchini, que liderou a equipe vencedora.

A representante da John Deere, Geneci Zardin, esteve na quinta-feira pela manhã no HCI para assinatura do termo de arrecadação dos alimentos, sendo recebida pelo presidente Uggeri, pelo diretor-geral, Jeferson Machado Pereira, e pelo coordenador de Relações Institucionais, Allan Fonseca. A entrega das oito toneladas de alimentos por parte da John Deere ao HCI deverá ocorrer no prazo de até 30 dias.

Com o Desafio Solidário encerrado, o Almoxarifado organizou a entrega das primeiras quatro toneladas à Apae ainda na quinta-feira, dia 30, com prioridade ao que a entidade solicitou como alimentos mais necessários – arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, café, molho de tomate, macarrão espaguete ou parafuso, farinha de trigo/mandioca, biscoito doce ou salgado e leite em pó. “Fiquei maravilhada com essa ação solidária e quero agradecer muito, em nome das famílias, que são mais de 120 em situação de vulnerabilidade e que receberão alimentos. Nosso agradecimento é de todo o coração e parabéns a todos por essa atitude que realmente muda vidas”, agradeceu Avani.

“Nesta pandemia, recebemos da comunidade gestos de carinho e solidariedade, que nos comoveram, e pensamos em retribuir, e simbolizamos essa troca com o apoio à Apae de Ijuí, que tem papel social fundamental. Esse é o caminho que nós, da diretoria voluntária, buscamos, que é o bem da comunidade de Ijuí e região. Como entidade filantrópica entendemos que é preciso fazer a nossa parte, e ajudaremos as entidades, os bairros e as instituições, esse foi somente o começo”, destaca Uggeri.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: HCI
error: Conteúdo protegido!