Busca rápidaX


MANCHETES

Modulada está com surto de coronavírus e 241 detentos são isolados

21 de janeiro de 2021

A Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí registra um surto de coronavírus. A informação foi confirmada pela direção da casa prisional, na manhã desta quinta-feira. Na metade de novembro os primeiros casos foram registrados no presídio. Agora, no começo de 2021, ocorreu uma incidência maior de positivados. Atualmente são 30 os detentos que confirmaram a doença durante este período. No entanto, segundo a diretora da Modulada, Darlen Bugs, outros apenados estão sintomáticos. Ao todo, 241 detentos estão em isolamento, representando praticamente um terço da população carcerária. 

“Seguimos o protocolo da Seapen/Susepe. No início isolamos a menor área, dos positivados, mas como a situação se agravou e virou um surto, todo o Módulo 2, tanto na galeria A quanto na galeria B, foi isolado, entrando em lockdown”, revela Darlen. 

Neste módulo, os presos ficarão 14 dias dentro das celas, sem o horário de pátio e atendimento técnico, apenas recebendo atendimento médico pela própria equipe de saúde da Modulada, com enfermeiro e médico.

“Conseguimos segurar por muito tempo até o vírus entrar. Seguimos todos os protocolos que são rígidos e as  visitas só ocorreram em um curto espaço de tempo, em novembro. Todo o tempo que vinha preso de fora, ele passava por 14 dias de quarentena e não se relacionava com os demais”, destaca a diretora. 

O chefe de segurança da penitenciária, Paulo Luft, explica que a situação é complicada para os agentes penitenciários, que procuram não se contaminar. “Trabalhamos diretamente com os presos que estão positivados, então temos que manter todos os cuidados para não sermos infectados. Também há a situação do preso que está sem a visita e agora vão ficar fechados. É uma situação tensa que temos que contornar”, conclui Luft. 

 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí