Busca rápidaX

MANCHETES

Monumento alusivo a história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra será inaugurado nesta quinta-feira

6 de novembro de 2019
Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do IHGSLG

Um monumento para aproximar São Luiz Gonzaga de sua “cidade irmã”, Concepción de la Sierra, na Argentina, será inaugurado nesta quinta-feira (7), às 15 horas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico (IHGSLG). O monumento está localizado junto a Praça da Matriz, em frente à Igreja Matriz, e é constituído por pedras remanescentes da redução de San Luís, que mais tarde tornou-se o município de São Luiz Gonzaga.

Na ocasião, a qual contará com autoridades do município e também da Intendência de Concepción de la Sierra, será realizado o descerramento da placa que irá identificar o monumento. “Mesmo separados em diferentes países, a história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra estão entrelaçadas, compartilhamos as mesmas origens, nossos antepassados e nossa herança cultural. Esse monumento busca nos aproximar, além de colocar as pedras remanescentes da redução de San Luís em um local de destaque, junto a Praça da Matriz”, afirmou a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings.

De acordo com o historiador Aurélio Porto, autor do livro “História das Missões Orientais do Uruguai”, em 1687, 2.922 habitantes de Concepción fundaram San Luís. Ainda conforme o escritor, Concepción também colaborou com os habitantes iniciais das missões de São Nicolau e Santo Ângelo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do IHGSLG