Busca rápidaX

MANCHETES

Moradores a beira dos trilhos participam de audiências na Justiça Federal de Ijuí

20 de fevereiro de 2020

Moradores que receberam notificações da Rumo, empresa detentora da concessão pública dos trilhos participam desde ontem de audiências públicas na Justiça Federal do município.
Ontem (19) aconteceu a primeira, conduzida pelo Juiz Federal Alexandre Arnold. O encontro reuniu moradores dos bairros Alvorada, Lulu Ilgenfritz e Osvaldo Aranha. Aproximadamente 40 famílias participaram.

Durante a audiência, o Juiz Federal determinou, em algumas situações, novo levantamento de área.
Além disso, outros casos específicos foram apontados. Trata-se de dois moradores do bairro Alvorada, que tem somente a cerca da casa dentro da área da margem de domínio da ferrovia. Neste caso, ficou determinado prazo para retirada apenas da cerca.

Três moradores que haviam recebido a notificação não compareceram a audiência. Nesse caso, o prazo para apresentação de recursos começou a valer na data de ontem.

Além das 17 pessoas notificadas no início do ano, a empresa Rumo entrou recentemente com ações coletivas, a fim de agilizar os processos. Porém, o juiz determinou a individualização.

Hoje as audiências seguem. A redação da RPI entrou em contato com o secretário de Habitação de Ijuí, Hamsés Lemos. Ele afirmou que a Secretaria não está acompanhando as audiências, já que elas buscam uma conciliação, e já se sabe que isso não será possível. “A gente sabe que não vai haver nenhum acordo” afirma Lemos.
Segundo ele, o Escritório Modelo, da Unijuí, está prestando assessoria jurídica e acompanhando os moradores notificados, pedindo a suspensão dos processos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí