Busca rápidaX

Morte de criança e internação de irmãos com mesmos sintomas, moradores de Nova Ramada, intrigam saúde

28 de dezembro de 2017

A morte de uma menina de 5 anos e nove meses, e a internação hospitalar de dois irmãos da menor, de 1 ano e dois meses, e 7 anos e nove meses, moradores de Nova Ramada, intrigam as autoridades de saúde. Os três apresentaram os mesmos sintomas, que começou com simples resfriado, porém evoluiu para problemas respiratórios mais graves. A suspeita é de gripe A.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Joceli Fernandes dos Santos, há uma semana, na quinta-feira passada, pela manhã, as duas irmãs, de 1 e 5 anos, foram atendidas na Unidade Básica de Saúde de Nova Ramada. No mesmo dia a criança de 1 ano retornou ao ambulatório e precisou ser transferida para o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, enquanto que a irmã estava bem.

Porém, na madrugada de sábado, a menina de 5 anos teve piora brusca no quadro de saúde, foi internada no hospital de Santo Augusto e faleceu logo após, na mesma madrugada. A equipe médica do hospital já tinha conseguido um leito de UTI num hospital de Canoas, inclusive helicóptero para transporte.

O secretário de Saúde de Nova Ramada disse que um dos médicos que atendeu a criança falecida, com 37 anos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como a vivenciada, em que os medicamentos e o tratamento não responderam. O irmão mais velho das meninas, de 7 anos, também teve sintomas de resfriado, foi internado no hospital de Santo Augusto e teve alta ontem. Já a irmã, de 1 ano, foi transferida para um dos hospitais de Santa Rosa, porém já saiu da UTI e se recupera.

Familiares e pessoas que tiveram contato, especialmente com a criança que faleceu, tiveram indicação de utilizar o medicamento tamiflu, contra a gripe A. Joceli Fernandes dos Santos ainda frisou que a família não saiu de Nova Ramada e também não recebeu visita que pudesse indicar contaminação.

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, esclareceu que aguarda retorno da Coordenadoria de Saúde de Santa Rosa, sobre exames que possam ter sido feitos na criança internada naquele município. Já o secretário de Saúde de Nova Ramada ressaltou que espera resultado de exames da criança que faleceu. O atestado de óbito indicou como causa da morte pneumonia aguda.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!