Busca rápidaX

MANCHETES

MP denuncia nove pessoas por fraude em concursos públicos de prefeituras

24 de março de 2018
O Ministério Público (MP), por meio da Promotoria Criminal de Porto Alegre, denunciou nesta sexta-feira (23) nove pessoas responsáveis por fraudes em concursos das prefeituras de Silveira Martins e Pinhal Grande, na Região Central, entre os anos de 2013 e 2016. Desde o ano passado, mais de cem pessoas foram denunciadas por fraudes semelhantes, investigadas na Operação Cobertura em outras 10 cidades gaúchas. 
 
Conforme as investigações do MP, em 2014, quatro dos suspeitos teriam se associado para fraudar o concurso da prefeitura de Silveira Martins. Segundo a denúncia, a empresa que venceu a licitação para a realização do certame recebeu R$ 5 mil para trocar o cartão de respostas entregue por um dos candidatos ao cargo de psicólogo. 

O responsável por outra das empresas envolvidas no esquema teria dado suporte técnico à fraude. O MP pediu à Justiça a proibição dos denunciados de ausentarem-se da Comarca por mais que oito dias, o comparecimento em cartório para informar e justificar atividades a cada dois meses, a proibição de participar de licitações e a suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica. 

Já entre 2013 e 2016, ainda de acordo com a denúncia, dois suspeitos do esquema em Silveira Martins e outras cinco pessoas teriam se associado para frustrar e fraudar o concurso público da prefeitura de Pinhal Grande. O grupo também teria recebido R$ 5 mil para trocar os cartões de resposta para a aprovação de candidatos indicados nos cargos de auxiliar de administração, agente administrativo auxiliar e farmacêutico.

As mesmas medidas judiciais de Silveira Martins foram pedidas em Pinhal Grande. 

Mais de cem denunciados 
Em 2017, mais de cem pessoas foram denunciadas pelo MP por fraudes em concursos nas prefeituras e em Câmaras de Vereadores de 10 cidades gaúchas: Encruzilhada do Sul, Agudo, Formigueiro, Nova Palma, André da Rocha, Passa Sete, Araricá, Dois Lajeados, São Valentim do Sul e Formigueiro. 

Durante toda a investigação, desde 2013, já houve comprovação de fraudes em 21 cidades, todas já com suspeitos denunciados. Ao todo, são 104 denunciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva. 

Cidades com fraudes 
Municípios além de Silveira Martins e Pinhal Grande: Nova Hartz, Jacuizinho, Restinga Seca, Itapuca, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, São Jorge, Encruzilhada do Sul, Passa Sete, Glorinha, Paraí, Formigueiro, Nova Palma, Agudo, André da Rocha, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Araricá e Campos Borges.

A reportagem tentou contraponto com os denunciados pelo MP para divulgação dos nomes.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!