Busca rápidaX


MANCHETES

Mudança de dosagem da vacina contra a febre aftosa é bem aceita pelo organismo dos animais

4 de novembro de 2019

A vacina contra a febre aftosa que os produtores compram neste mês, durante a campanha de imunização de bovinos e bubalinos com até dois anos, possuem dosagem de 2 ml e não 5 ml, como acontecia até o ano passado.

Segundo o supervisor da Coordenadoria Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, Emílio Stum (foto), na campanha anterior de vacinação contra a aftosa, em maio deste ano, o medicamento já era de 2 ml e não houve reclamação sobre problemas nos animais, devido à mudança.

Ele comenta que normalmente os problemas relatados pelos agricultores se refere a inchaço e edema nos locais de aplicação de vacinas nos animais. Por isso, Stum orienta que para a imunização, os bovinos e bubalinos estejam bem contidos e também é fundamental a boa higienização das agulhas utilizadas na aplicação das vacinas.

Até o próximo dia 30, todos os bovinos e bubalinos com até dois anos precisam ser vacinados contra a aftosa. Em Ijuí, comercializam o medicamento as agroveterinárias Agrovel, Dal Ros, Girassol e Farmacampo. Dentre os 29 municípios da Coordenadoria Regional da Agricultura, sediada em Ijuí, existem cerca de 113 mil bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí