Busca rápidaX


Mudança nos locais de atendimento dos postos de saúde em bairros de Ijuí obedece regra do governo federal

8 de junho de 2021

Pela primeira vez na história do município, Ijuí atingiu mais de 70% da população cadastrada na Rede de Atenção Básica. O cadastramento é resultado de um trabalho determinado pelo Governo Federal, através de uma portaria publicada um 2019, quando foi instituído o programa ‘Previne Brasil’ que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Na prática, isso significa que a população precisou alterar o local de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família, os chamados ESFs. Em razão da mudança, em janeiro deste ano a Secretaria de Saúde de Ijuí iniciou o estudo de viabilidade para o remapeamento dos territórios de atenção básica no município.

Para orientar e informar a comunidade sobre as alterações nos locais de atendimento, os agentes de saúde do município passaram a visitar a população, momento em que também é realizado o referido cadastro. A mudança nos locais de atendimento já começou no dia 01 de abril.

Segundo o coordenador da Gestão de Processos da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Eliezer Luginski, algumas pessoas ainda apresentam certa resistência quanto a mudança, mas aos poucos a comunidade vai entendendo que a alteração vai trazer benefícios a curto e longo prazo. “O remapeamento e o novo cadastramento estão permitindo mais pessoas serem alcançadas pelos ambulatórios e Agentes Comunitários de Saúde, cumprindo com um dos princípios norteadores do SUS que é a Universalidade, integralidade do serviço” comenta Eliezer, que afirma que o município de Ijuí tem equipe e condições de contemplar toda a população com o serviço, e não apenas alguns locais. Ele afirma que é preciso distribuir igualdade de serviço e qualidade à população, já que todos precisam e usam o SUS diariamente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí