Busca rápidaX

Mulheres vítimas de violência passam a contar com ‘Sala das Margaridas’ a partir de hoje em Ijuí

25 de novembro de 2020

Integrando a programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que começa hoje, será inaugurado em Ijuí a ‘Sala das Margaridas’, um projeto da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher que faz parte do programa Polícia Civil acolhe e está sendo implantado em todas as 44 delegacias de pronto atendimento do Rio Grande do Sul. Trata-se de um espaço preparado para acolher e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo de violência, através de atendimento especializado.

A inauguração da sala ocorre às 15h, de foma virtual em virtude da pandemia. Segundo o delegado Amilcar Souza Neto, responsável pela Delegacia da Mulher de Ijuí, neste ano, em função da pandemia da Covid, o aumento de registros de violência contra a mulher foi uma tendência mundial, fator que se deve principalmente ao isolamento.

Em Ijuí, segundo Amilcar, num primeiro momento houve uma diminuição dos registros de ocorrência que chegavam à Policia Civil, porém, na medida em que as atividades foram retomando, foi possível observar um aumento inicial nos registros, porém, a situação se estabilizou. “Só poderemos afirmar com convicção após uma minuciosa análise dos dados no final do ano, porém o que nos parece é que os registros continuam na média” afirma o delegado.

A Sala das Margaridas vai funcionar junto ao espaço da Polícia Civil de Ijuí. Segundo Amilcar Souza Neto, inicialmente ao tendimento se dará pelo policial plantonista, porém, a qualificação profissional será o segundo passo do projeto, com organização de uma equipe específica para atuar junto a sala. “Neste momento ainda não conseguimos oferecer esse atendimento especializado 24h devido a falta de recursos humanos, mas hoje estamos dando o primeiro passo” conclui.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí