Busca rápidaX

Jóia terá reunião na próxima semana para definir decreto de emergência

10 de janeiro de 2020

O Prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima e o Vice-Prefeito, Ari Ecker, estiveram reunidos na manhã de hoje (10) com a Emater, Sindicatos, Defesa Civil Municipal e Cooperativas, a fim de discutir a possibilidade de decretar situação de emergência devido a estiagem.

De acordo com a administração, não foram fornecidos dados suficientes para emitir um decreto e, por este motivo, as cooperativas e a Emater vão elaborar relatórios técnicos para que, na próxima quarta-feira, seja realizada outra reunião a fim de debater os dados coletados e decidir se vai ser preciso decretar emergência.

Na tarde de ontem (9) o vice-prefeito de Jóia, Ari Ecker, participou de audiência em Porto Alegre junto com demais lideranças da região. Na ocasião, governo do Estado e Emater ouviram prefeitos e secretários sobre os efeitos da estiagem no interior.

Segundo Ecker, o governo não possui muitos recursos à disposição para atenuar as perdas dos municípios em virtude do clima. Por isso, a orientação é para que as autoridades reúnam dados e, com o auxílio de entidades como a Emater, emitam decretos de emergência. O documento é importante para que os produtores rurais consigam, posteriormente, acionar seguros agrícolas e pecuários, e acessem renegociações de dívidas com instituições bancárias.

O excesso de calor e a pouca chuva prejudicam também os agricultores de Coronel Barros, que são responsáveis por 60% do ICMS que retorna ao município. O prefeito Edison Osvaldo Arnt também esteve em Porto Alegre para a reunião de ontem que discutiu os efeitos da estiagem.

O encontro reuniu cerca de 200 gestores de 96 municípios, além de representantes da federação, secretaria da agricultura, da defesa civil e entidades agrícolas.

Na ocasião, a Famurs já solicitou ao governo do estado celeridade na homologação dos pedidos de emergência para beneficiar os agricultores com seus financiamentos, junto às instituições financeiras. De acordo com o prefeito de Coronel Barros, a Secretaria de Agricultura do município realizou uma rodada técnica em algumas localidades para avaliar as perdas nas culturas de milho e soja, assim como na cadeia leiteira. Os dados estão sendo computados e serão divulgados na próxima semana.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!