Busca rápidaX

MANCHETES

Municípios da 17ª CRS de Ijuí estão orientados caso surjam situações suspeitas de coronavírus

13 de março de 2020

Com o surgimento do primeiro caso suspeito de coronavírus em Ijuí, a preocupação das autoridades de saúde aumentam bastante, com extensão também para a região. Conforme o coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, médico João Zimmermann, o fato se torna um alerta de bastante intensidade para a população, visto que a doença se propaga no próprio contato com as pessoas.

Disse que todos os 20 municípios pertencentes à Coordenadoria de Saúde de Ijuí estão preparados para atender casos suspeitos. Existe possibilidade dos profissionais de saúde se deslocarem até a residência de pessoas suspeitas para coletar material a fim de ser feito os exames.

O objetivo é evitar a circulação das pessoas. Porém, também é possível comparecer nas Unidades Básicas de Saúde. João Zimermann alerta para que as pessoas cuidem se tiverem febre, mal estar e dificuldade respiratória, que são os principais sintomas do coronavírus.

A doença é mais agressiva em pessoas que já possuem outras doenças e em idosos. Ontem à tarde, houve seminário regional sobre coronavírus no Hospital de Caridade de Ijuí. O encontro reuniu os 20 municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

No prédio da coordenadoria, proximidades do Hospital de Caridade de Ijuí, foi reativado o Centro de Operação de Emergência e está disponível para a população que queira orientações sobre a doença.

Caso suspeito

O primeiro caso suspeito de coronavírus atendido em Ijuí é de uma mulher, de 76 anos, moradora de Augusto Pestana, que recentemente retornou de viagem aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há vários casos da doença.

Embora apresente quadro estável de saúde, a paciente está internada em leito de isolamento para observação no Hospital Unimed Noroeste/RS. A própria mulher procurou, ontem à noite, o Pronto Atendimento do Hospital Noroeste/RS com sintomas respiratórios compatíveis com coronavírus.

O Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do hospital, situado em Ijuí, coletou material da idosa a fim de encaminhar para análise do Laboratório Central do Estado, o Lacen, com objetivo de confirmar se a moradora de Ijuí está ou não com coronavírus.

O coordenador regional de Saúde, João Zimmermann, acredita que num prazo de até três dias seja divulgado o resultado se a mulher está ou não com coronavírus. Zimermann frisou que os hospitais possuem leitos específicos para atender pessoas com suspeita de coronavírus ou já com a doença, além de leitos também em UTIs.

Comitê para acompanhar coronavírus em Ijuí

Numa reunião nesta manhã com os órgãos de saúde de Ijuí foi divulgado o plano de ação de combate ao coronavírus no município. O secretário de saúde, Josias Pinheiro, ressaltou que houve compra de equipamentos de proteção individual que os profissionais da saúde utilizem.

João Zimmermman, coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, disse que este é um momento ímpar, de pandemia, mas não é necessário pânico. Edgar Mói, coordenador do SAMU, divulgou a criação de um comitê para organizar e orientar a população em casos suspeitos. A prioridade, segundo ele, é o atendimento por telefone, sem contato físico.

Segundo Edgar, cinco famílias estão retornando da Itália e de Portugal nos próximos dias. Essas famílias serão monitoradas pelo comitê. A orientação é que essas pessoas não tenham nenhum tipo de contato, principalmente com crianças e idosos. Se esse contato for imprescindível fazer o uso da máscara é necessário.

Apenas casos de maior gravidade, com agravamento de sofrimento respiratório é que a pessoa será encaminhada ao isolamento hospitalar ou para a unidade de tratamento intensivo, UTI. Os contatos do comitê sentinela são 3331 8837 / 98451 1008 / 98451 1009.

Todos os representantes dos órgãos de saúde pediram que se evitem viagens, aglomerações, lugares muito fechados com grande circulação de pessoas. Além disso os cumprimentos, beijos e compartilhamento de chimarrão devem ser evitados nesse momento.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!