Busca rápidaX

MANCHETES

Municípios de Entre-Ijuís, Ajuricaba, Condor, Catuípe e Coronel Barros flexibilizam o comércio

17 de abril de 2020

Municípios da região flexibilizam o comércio com novos decretos publicados após a fala do governador Eduardo Leite que permitiu que prefeitos decidissem sobre as restrições nos municípios. A administração de Entre-Ijuís publicou ontem o decreto de flexibilização do comércio local.

Foi decretado também, que a partir do dia 22 de abril, torna-se obrigatório o uso de máscaras e luvas. E a partir do dia primeiro de maio, se for aprovado pela Câmara de Vereadores, haverá a cobrança de penalidades.

O decreto reitera que fica decretada a utilização de termômetro, sem toque, em todas as pessoas atendidas em estabelecimentos de pagamento, crédito, saque e de aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

Ajuricaba

Em Ajuricaba, o novo decreto foi publicado ontem à noite e oportuniza que as pessoas voltem a ter pelo menos parte de suas rendas para o sustento da família. O decreto prevê que nas lojas, cada atendente receba um cliente.

Os restaurantes e igrejas poderão funcionar com 20% da capacidade máxima. Academias, festas e futebol continuam suspensos. O comércio poderá funcionar das 07 às 18 horas, exceto restaurantes e lancherias que podem atender – apenas em regime de tele-entrega – após este horário.

O consumo de alimentos no interior de restaurantes, padarias, lancherias e similares ficam permitidos entre 7h e 18h, mas é obrigatório o uso de máscara pelos funcionários ou colaboradores e clientes que adentrarem ao estabelecimento.

Estabelecimentos comerciais de vestuário, calçados, bazar, eletrodomésticos e congêneres de Ajuricaba só poderão funcionar com um funcionário controlando o acesso de clientes, e limitada a entrada de uma pessoa para cada colaborador, preferencialmente com hora agendada. É expressamente proibido o atendimento de clientes que apresentem sintomas respiratórios visíveis.

Condor

No município de Condor também foi expedido novo decreto que flexibiliza a abertura do comércio. É obrigatório o uso de máscaras tanto por colaboradores, quanto para consumidores, a partir de 22 de abril.

As lojas terão que ter horário de atendimento exclusivo para idosos e grupos de risco. A lotação não pode exceder 20% da capacidade. Quadras esportivas, clubes, auditórios seguem com atividades suspensas.

Em relação ao funcionamento de igrejas, também só será permitida a entrada de 20% do número de pessoas previsto em alvará. E a exemplo das demais cidades do estado, atividades escolares estão suspensas até 30 de abril.

Catuípe

Ontem, o prefeito de Catuípe, Joelson Antônio Baroni, também assinou novo decreto que flexibiliza a abertura do comércio. Não pode ocorrer aglomerações de pessoas. O estabelecimento não deve ultrapassar a capacidade de 20% prevista no alvará de funcionamento ou PPCI.

O uso de máscaras é obrigatório a todos os atendentes que desempenham atividades junto ao comércio, sejam elas essenciais ou não. Não estão incluídas nesta liberação as academias, clubes sociais, canchas de bocha e centros esportivos.

Fica recomendada a utilização de máscaras de proteção a todos os mpradores que desempenharem quaisquer atividades que interrompam provisoriamente o isolamento social.

Coronel Barros

Da mesma forma, em Coronel Barros, ontem foi publicado novo decreto, que dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de prestação de serviços. O número de clientes nos estabelecimentos deve ser limitado a 50% da capacidade do local.

Além disso, todos os trabalhadores que tenham contato com o público são obrigados a utilizar máscaras de tecido, exceto TNT e algodão. Também é necessário garantir a higienização contínua do estabelecimento e colocar cartazes informativos ao público, com orientações sobre higienização, uso de máscaras e distanciamento.

O decreto ainda dispõe que estabelecimentos específicos como academia, clubes, salões comunitários, associações, salões de beleza, clínicas e casas de massagem devem atender conforme regras específicas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!