Busca rápidaX

MANCHETES

Municípios deverão mobilizar pelo menos 2% dos eleitores para receber dinheiro da Consulta Popular

6 de outubro de 2020

Os projetos a serem aprovados na Consulta Popular deste ano, na área do Corede Noroeste Colonial, vão beneficiar todos os 11 municípios da entidade. Porém, os municípios deverão atingir, no mínimo, 2% de votos do total de eleitores, para ter acesso aos recursos.

Isso indica a necessidade de que os municípios se mobilizem para que os eleitores votem na Consulta Popular. A votação é facultativa. A votação acontecerá entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro, somente de forma virtual, pelo site consultapopular.rs.gov.br ou via mensagem de celular.

Ontem, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, definiu os projetos para a lista de votação. Um dos projetos se refere ao controle da qualidade da água e alimentos, especialmente a fim de avaliar a incidência de agrotóxicos em hortaliças e frutas.

Com isso, existe finalidade de implantar um laboratório para avaliar agrotóxicos em água e alimentos. O segundo projeto busca recursos para a agricultura familiar, com aquisição de equipamentos e qualificação de produtores rurais.

E o terceiro projeto para votação na Consulta Popular de 2020, no Corede Noroeste Colonial, diz respeito ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, com capacitação de pequenos empreendedores.

 Vão receber dinheiro do governo estadual apenas os dois projetos mais votados, que dividirão 628 mil reais. A demanda que receber mais voto da população vai ganhar 314 mil reais no próximo ano, e a segunda mais votada, mesmo valor, porém no ano de 2022.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí