Busca rápidaX

MANCHETES

Na abertura da colheita do milho, governo lança programa de fomento à produção

7 de fevereiro de 2020

O município de Chiapeta sediou, nesta sexta-feira (7), a abertura oficial da colheita do milho no Rio Grande do Sul. O evento reuniu diversas autoridades, incluindo o governador Eduardo Leite. Em conversa com a RPI, o governador destacou a importância de ‘passar uma mensagem’ de positividade aos agricultores gaúchos, diante das preocupações em virtude das perdas ocorridas nas lavouras de milho – assim como nas demais culturas de verão -, em virtude da estiagem que atinge o Estado nos últimos meses.

Mais do que sinalizar apoio à agricultura, Eduardo Leite frisou a importância de ações concretas, como o programa de fomento à produção de milho no Estado, lançada durante a solenidade de abertura da colheita. “O programa Pró-Milho/RS vem para fins importantes, para ajudar a destravar licenças na irrigação, financiar a produção desse cereal tão importante para a economia do nosso Estado. Estamos muito felizes de estar aqui em Chiapeta nesse dia”, comentou Eduardo Leite.

O secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho, afirma que o Pró-Milho tem como objetivo aumentar a produção de milho em 10%, a cada ano, e assim tornar o Rio Grande do Sul autossuficiente na produção do cereal. Atualmente, as indústrias gaúchas precisam comprar cerca de dois milhões de toneladas do produto por ano de outros Estados. “Trabalhamos junto às instituições financeiras e, após a assinatura do decreto, linhas de crédito especiais estarão à disposição dos produtores para irrigação e armazenagem. Também viabilizamos, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, a modernização do Código Ambiental a fim de reduzir a burocracia dos licenciamentos para projetos de irrigação”, afirmou Covatti Filho.

Além disso, como forma de auxiliar os agricultores atingidos mais significativamente pela seca, o governo gaúcho vai antecipar o lançamento do programa de forrageiras, com valores de, aproximadamente, R$ 4 milhões em subsídios aos produtores para a compra de sementes.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!