Busca rápidaX

Não há previsão de volta às aulas na rede municipal de educação de Cruz Alta

26 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta informou nesta manhã (26) que ainda não há previsão para o retorno das atividades presenciais nas 43 escolas do município. A prioridade no momento, conforme a pasta,   é proteger e cuidar da vida e da saúde dos alunos, professores, funcionários e famílias.

Segundo a secretaria, para ser tomada qualquer decisão em relação a abertura das escolas, será necessário que o avanço da COVID-19 esteja sob controle. A administração municipal afirma estar acompanhando as discussões com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Famurs, Conselho Municipal de Educação, com a Vigilância Sanitária e demais autoridades que compõem o Comitê Municipal de Combate ao novo Coronavírus. Em conjunto com todas essas entidades a prefeitura vai deliberar acerca do quando voltar e dos protocolos de segurança a serem adotados. Mesmo que decretos federais e estaduais permitam que cada município adote as próprias medidas, os conselhos são fundamentais para a tomada das melhores decisões considerando a especificidade do município e pensando a educação como uma rede.

O informativo diz ainda que estão sendo tomadas todas as medidas para que as crianças mantenham a alimentação e o contato com o ensino durante o período de suspensão das aulas. Além da distribuição dos kits de alimentação para os alunos que mais precisam, as escolas estão empenhadas em manter o envio de materiais de estudo por diferentes meios. A SME ainda prepara a formação para os professores no meio digital, para que os docentes sigam com a formação continuada, tendo acesso a novas técnicas e programas da internet, que permitam e aperfeiçoem o envio de conteúdos à distância para os estudantes. “Estamos programando a continuidade de alguns projetos pelas mídias sociais, como o “A Coxilha Vai À Escola”, que disponibilizará aulas online para todos aqueles que quiserem assistir” informou a Secretaria de educação.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta