Busca rápidaX

MANCHETES

“Não trouxe soluções, mas prometo urgência na elaboração de um plano de ações”, diz Ministra da Agricultura sobre estiagem

12 de janeiro de 2022

Em reunião com o vice-governador do Rio Grande  do Sul, Ranolfo Vieira Jr, Deputados, Senadores, Prefeitos e entidades representativas, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu documentos contendo relatórios das perdas ocasionadas pela estiagem na agricultura e pecuária, além de dificuldades para o abastecimento humano, acarretadas pela escassez de água. 

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, de Santo Angelo, na manhã desta quarta-feira, 12. A ministra chegou no aeroporto de Santo Angelo por volta das 9h, depois visitou a propriedade de Dilceu Segatto, onde pôde visualizar os estragos causados pela estiagem. O último compromisso da ministra em solo gaúcho foi na URI, onde conversou sobre as medidas a serem tomadas para minimizar os impactos da seca. 

O vice-governador Ranolfo Vieira Jr, representando o Governador Eduardo Leite, positivado para Covid-19, reiterou o compromisso do governo com a agricultura, através do Programa Avançar e disse que uma equipe técnica está buscando soluções para auxiliar a população afetada. 

A Ministra foi sincera em seu discurso, alegando não ter soluções para o problema, mas se comprometendo a reunir setores do Governo Federal para trabalhar na elaboração de um plano de ações. “Não vou mentir dizendo que trouxe soluções. Hoje eu vim ouvir sobre as principais demandas, agora vou buscar soluções com uma equipe competente e, de acordo com a urgência necessária, vamos retornar com medidas”, pontuou. 

A Ministra trouce para o encontro, membros de outros ministérios, como a economia, além de integrantes do Banco Central. Participaram também os Deputados Federais Pedro Westphalen (PP), Afonso Hamm (PP), Ubiratan Sanderson (PSL), Osmar Terra (MDB), além do Deputado Estadual Ernani Polo (PP), representando a Assembleia Legislativa. A Secretária Estadual de Agricultura, Silvana Covatti, também participou, além do Senador Luiz Carlos Heinze (PP), por videoconferência, por estar com Covid-19. 

Na ocasião, a FARSUL apresentou um relatório de perdas. Um documento foi entregue à ministra, assinado pela Federação das Associações de Municípios do RS, FARSUL, e por demais entidades e prefeituras da região, com sugestões de medidas a serem tomadas, assim como apontamentos das perdas, custos e estimativas futuras. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!