Busca rápidaX

MANCHETES

Natal Luz terá 101 dias e novidades como espetáculos virtuais

5 de junho de 2020
Foto: Prefeitura de Gramado

Destino de muitos turistas de dentro e fora do estado, Gramado caminha para retomada do turismo. Nesta tarde (05) o secretário de turismo da cidade Rafael de Almeida falou à Rádio Progresso. Conforme ele, o reinício das atividades foi autorizado em 8 de maio com 50% da capacidade da rede hoteleira. Atualmente essa capacidade já subiu para 70%, no entanto com rígido protocolo sanitário.

Um dos exemplos citados pelo secretário é a regulação da temperatura da água utilizada para lavagem de rouparia. Além disso, ele explica que os empresários desse setor estão tão engajados que eles próprios adotam medidas de higienização além dos previstos em decreto. Isso porque estão assumindo o compromisso de manter a segurança na cidade de forma muito séria, conforme Almeida.

Rafael afirma que a situação de saúde em Gramado está controlada. A cidade registrou apenas 8 casos de coronavírus e todos já estão curados. Atualmente não há nenhum paciente internado em virtude da doença no município. E a administração municipal trabalha para que a situação se mantenha assim em virtude da necessidade de retomada do movimento turístico.

Sobre o aluguel de temporadas, o secretário reforça que são duas questões. Uma delas é sobre pessoas que tem seus imóveis e alugam de forma particular, outra são as imobiliárias que vendem este serviço. No entanto, em conversa com a associação que regulamenta os alugueis estabelecer regras sanitárias para locadores. Todos precisam fazer cadastro junto a prefeitura para serem fiscalizáveis e garantir o cumprimento de todas as exigências. Mesmo assim, o secretário de turismo acredita que a possibilidade de ocupação máxima dos hotéis está longe de ser alcançada.

Em relação às tecnologias implantadas na cidade, Rafael de Almeida citou uma plataforma de rastreamento. Conforme ele a rede hoteleira e o comércio de uma forma geral possuem o QR Code do aplicativo em suas recepções para que as pessoas acessem e possam aderir. Esse sistema informa caso alguém tenha estado no mesmo estabelecimento que você e após foi diagnosticada como positivo para o coronavírus, toda rede de contatos dos últimos 15 dias é notificada. A plataforma foi identificada como uma das 10 melhores do mundo no segmento de turismo. E é gratuita.

Sobre a queda de faturamento, ele informa que todos hotéis tiveram faturamento zero em abril. 30% da hotelaria abriu a partir de maio. Alguns optaram por voltar só em junho. Além disso, o perfil do turista mudou. 53% das pessoas que visitaram Gramado em maio são gaúchos e 69% são casais. Houve redução de famílias e também de turistas de fora. Além disso, as pessoas do grupo de risco, com mais de 55 anos, representaram menos de 6% dos visitantes do último mês.

Sobre um dos maiores eventos da cidade, o Natal Luz, o secretário afirma que já está sendo preparada a 35ª edição da atividade. Para ele este deve ser um natal com apelo familiar e mais espiritualidade, em virtude de 2020 estar sendo um ano desafiador. A programação é pensada a partir das projeções de retomada da normalidade do comércio e eventos, que está sendo prevista para setembro.

Neste ano o período de Natal Luz foi estendido de 81 para 101 dias e vai ocorrer de 22 outubro até 30 de janeiro. A decisão de aumentar o tempo foi para que as pessoas se desloquem com mais calma e isso acarrete uma diminuição na aglomeração. Existem planos também de distanciamento nas arquibancadas. E vão ser disponibilizadas alternativas virtuais.

O secretário garantiu que a magia do Natal Luz será mantida com muitas novidades e com o máximo de segurança para os turistas curtirem e continuarem com a imagem de que Gramado é local de vivenciar bons momentos em família.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!