Busca rápidaX


MANCHETES

No Dia Mundial das Abelhas Emater reforça a importância ambiental desses insetos

20 de maio de 2020

Hoje (20) é o dia mundial das abelhas. A data foi instituída pela ONU para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO já desenvolve atividades de capacitação em apicultura no âmbito de diferentes projetos de desenvolvimento rural. A Emater também desenvolve projetos relacionados ao incentivo à apicultura no estado.

O extensionista Antônio Altíssimo, que coordena projetos relacionados à área, afirma que este é um ano favorável para a produção de mel em virtude da falta de chuva. O tempo seco sempre é bom para as abelhas, conforme Altíssimo, no entanto a estiagem muito severa reduz a florada e prejudica o trabalho dos insetos. Este é um ano em que a colheita do mel aconteceu dentro da normalidade na região, conforme o extensionista. Não houve queda expressiva, mas também não aconteceu uma safra acima da média, como foi o caso de regiões da serra gaúcha.

O apicultor Samir Bertollo, de Ajuricaba, afirma que a segunda colheita feita no mês de fevereiro registrou uma pequena queda em relação ao ano passado. Ele afirma que colheu 80% do acumulado da média de 2019. Samir ressalta que na região a maior florada ocorre até final de fevereiro, portanto a estiagem não teve muita relação na produção. Agora, após a colheita, o momento é de cuidar dos enxames para passar o inverno sem grandes prejuízos.

No dia mundial das abelhas, Altíssimo lembra da importância desses insetos. Conforme ele, os polinizadores não apenas contribuem com a segurança alimentar, uma vez que são fomentadores da vida vegetal, mas também atuam como sentinelas do meio ambiente, pois variações de seu comportamento indicam ameaças emergentes e desequilíbrios nos ecossistemas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí