Busca rápidaX


Nova direção da Apaju centralizará ações em conservação do solo e capacitação

7 de maio de 2019
Jordana Schiavo e Volnei Viau

Ajudar a agricultura da região na melhor conservação do solo, redução de custos na produção, menos agrotóxicos, além de auxiliar na diversificação produtiva são alguns dos objetivos da nova direção da Apaju – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí.

Durante entrevista na Progresso, a presidente recém eleita da entidade, Jordana Schiavo, disse que é preciso dar sequência aos estudos sobre conservação do solo, nas questões química, física e biológica, ainda implantação de plantas de cobertura.

Segundo ela, isso ajuda, também, no aumento de produtividade e melhor absorção de água nas lavouras. Jordana Schiavo, que também atua na Unijuí, destacou que a universidade já atua há cerca de 20 anos com pesquisa neste segmento e, na safra de soja 2018/2019, numa área experimental da universidade foi possível obter rendimento de 122 sacas por hectare.

A nova presidente da Apaju observa que a Unijuí, Embrapa e outras instituições poderão seguir com parceria com a Associação dos Agrônomos de Ijuí. Já o vice-presidente da Apaju, Volnei Viau, que na gestão passada esteve à frente da entidade, comentou que um dos focos tem sido no auxílio à melhoria da produção leiteira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí