Busca rápidaX

Nova estrutura do Hospital Bom Pastor de Ijuí recebe últimas ações para funcionamento pleno

5 de junho de 2020

Com investimento de quase 30 milhões de reais, a construção da nova estrutura do Hospital Bom Pastor de Ijuí está praticamente concluída. Segundo o presidente da instituição, Martinho Kelm, a meta de inauguração é dia 30 deste mês, porém, deve atrasar cerca de 15 dias, visto algumas poucas ações que ainda faltam no prédio localizado ao lado do Bosque dos Capuchinhos.

Martinho Kelm

No entanto, Kelm observa que neste momento não haverá ato formal de inauguração, para evitar aglomeração de pessoas, visto a pandemia do novo coronavírus. A tendência é realizar inauguração, com presença de autoridades e comunidade, entre os meses de setembro e outubro deste ano.

Porém, vários serviços do Hospital Bom Pastor de Ijuí já funcionam no novo espaço, por exemplo, as áreas de oftalmologia, imaginologia, colonoscopia e endoscopia, além do Raio X. O novo espaço também já possui os quartos equipados, cozinha e área financeira finalizadas, também elevadores instalados.

A caixa de água de 100 mil litros já foi implantada, falta a Corsan realizar a ligação de abastecimento, o que deve ocorrer até a próxima segunda-feira. Por outro lado, está em fase final a construção da estação de resíduos sólidos. O setor de gases medicinais também está praticamente pronto.

Já em relação à rampa de acesso para entrada ou saída de emergência falta apenas a colocação da grade protetora. Além disso, os hidrantes foram implantados. Agora, o hospital busca os alvarás dos bombeiros e da área pública de saúde para liberação dos serviços.

Matinho Kelm destaca que desde as últimas semanas o Hospital Bom Pastor de Ijuí recebe vários equipamentos comprados e que já são instalados na nova estrutura. Nessa semana, por exemplo, chegou um tomógrafo.

Cerca de 70% dos atendimentos da instituição acontecem pelo SUS – Sistema Único de Saúde – e o restante por convênios. O presidente do hospital frisa que a nova estrutura vai ter 116 leitos clínicos, 12 para recuperação de pacientes e 10 leitos de UTI.

Nesse primeiro momento, o objetivo é colocar em funcionamento 80 leitos clínicos e buscar aumento de contratos via SUS, além de parcerias, para ocupação dos 116 leitos. Para termos de comparação, o denominado prédio antigo do Hospital Bom Pastor de Ijuí, beira da BR 285, tem 42 leitos.

Sobre o prédio antigo, Martinho Kelm observa que a ideia é manter os leitos para a Covid-19 que já funcionam, numa parceria com o governo estadual, dependendo da evolução da doença no município, mesmo após o hospital começar o funcionamento no novo espaço.

Novo tomógrafo chegou nesta semana

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí