Busca rápidaX

MANCHETES

Nova Ramada decreta emergência pela estiagem e prejuízo ultrapassa R$ 76 milhões

20 de janeiro de 2022

O município de Nova Ramada decretou situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela estiagem. O documento foi assinado ontem pelo prefeito, Marcus Bandeira. Levantamento aponta que as perdas na soja estão em 50%; no milho, 60%; e na produção leiteira, 15%.

Referente à soja, a estimativa inicial era de rendimento médio de 60 sacas por hectare e agora se encontra em 30 sacas. Com isso, da projeção de 900 mil sacas, no momento o máximo pode chegar a 450 mil, o que significa redução de 72 milhões de reais. No milho grão, da perspectiva de 150 sacas, agora é de 60. Das 60 mil sacas, a seca já levou em torno de 26 mil, prejuízo de 2 milhões, 880 mil reais.

No que concerne ao milho silagem, Nova Ramada esperava produzir 40 mil quilos de massa verde por hectare e, momento, fica em 20 toneladas. Já sobre o leite, de novembro para cá, a tendência é que juntos, os produtores de Nova Ramada, já perderam 810 mil reais. Por outro lado, a prefeitura ramadense já investiu, pelo menos, 95 mil reais para auxiliar moradores no combate à estiagem, por exemplo, com o conserto de bombas de água de poços artesianos, canos, mangueiras, além de serviços de maquinários e veículos, dentre outros gastos.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!