Busca rápidaX


MANCHETES

Nova Ramada decreta situação de emergência em função da estiagem

26 de março de 2020

Nova Ramada entrou na lista dos municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em função da estiagem. Segundo o prefeito Marcus Bandeira, o documento foi encaminhado ao estado e união na tarde de ontem (26).
O executivo está confiante quanto a homologação do pedido por parte do estado, já que o município já enfrenta perdas humanas, um dos principais requisitos avaliados pelo governo.
Segundo Marcus Bandeira, cerca de quatro famílias já registram falta de abastecimento. Para auxiliar esses moradores, a prefeitura precisou estender a canalização até essas localidades. Ainda segundo o chefe do executivo, ontem (25), saiu a licitação para a perfuração de mais um poço no Pinhal, uma das regiões mais afetadas.

No total, Nova Ramada já contabiliza um prejuízo de aproximadamente R$ 50 milhões. Além da soja, cujo rendimento varia de 15 a 60 sacas por hectare e já registra quebra de mais de 40%, a bacia leiteira também é altamente afetada, com redução de até 35% na produção. O milho também causa preocupações com prejuízos de aproximadamente 35%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí