Busca rápidaX


MANCHETES

Nova usina da Ceriluz já distribui energia no mercado e tem contratos definidos para o ano inteiro

11 de janeiro de 2021

Em recente entrevista à Rádio Progresso, O presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, comemorou os avanços e resultados da Usina PCH Ijuí Centenária, da Ceriluz, construída na Linha 4 Leste, fundos do parque Wanderley Burmann. Segundo Di Pauli, a usina passou por todas as etapas de liberações, incluindo a licença de operação, emitida pela Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental, que ocorreu em 19 de Dezembro.
Depois de pouco mais de dois anos de construção, a PCH Centenária tem capacidade instalada de 7,9 Megawatts.

O empreendimento exigiu um investimento de, aproximadamente, R$ 50 milhões, e conta com uma barragem e túnel de 2.192 metros de extensão, 20 metros de tubulação blindada no interior do túnel.

Através de contratos já definidos para os 12 meses de 2021, a usina já está gerando e distribuindo energia no mercado. A partir de 2024, já está fechada a venda de 70% da produção pelo período de 30 anos, definido por meio de leilão de geração desenvolvido pela Aneel. “Isso significa que teremos o retorno de todo o investimento, já com receita garantida pelos próximos 30 anos” comemora Iloir, que afirma: “é uma usina vitoriosa, tivemos muitas dificuldades, mas que foram superadas”.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí