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Novas tecnologias modernizam atendimento no setor de arrecadação da prefeitura de Ijuí

4 de dezembro de 2018

No mundo contemporâneo são imprescindíveis investimentos, com vistas à modernização dos serviços e, especialmente, à qualidade do atendimento aos cidadãos. Ciente disso, o Poder Executivo de Ijuí, por meio da Coordenadoria de Cadastro e Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda, implantou um novo sistema de gestão de filas.

A ideia, segundo o secretário da Fazenda, Irani Paulo Basso, é implantar o uso de novas tecnologias na administração tributária. “Isso nos permitirá promover mais agilidade, otimização de recursos, acessibilidade, sem falar na possibilidade de captura de dados para embasar decisões administrativas futuras”, aponta o secretário ao citar as várias vantagens do sistema.

Entre as ferramentas do novo sistema, consta um totem touchscreen que emite senhas, classificando os atendimentos por assunto, por meio dele é possível direcionar o contribuinte para um guichê “expresso” ou distribuir os assuntos mais complexos aos servidores encarregados. “Esse sistema nos permite, ainda, oferecer um atendimento diferenciado a pessoas idosas, gestantes e pessoas com deficiência, entre outros integrantes do grupo de atendimento preferencial, facilitando o cumprimento da legislação vigente”, frisa.

De acordo com o secretário, o sistema já passou pelo período de testagem e tem se mostrado de excelente resolutividade. “Os dados colhidos nesses cerca de dois meses comprovam isso”, pontua. Entre setembro e outubro, foram registrados 6.303 atendimentos, somando os do IPTU, ISS e da Coordenadoria de Cadastro e Tributos. Destes, 1.400 foram para senhas de atendimento preferencial.

Também foram observados horários de pico das 9h às 10h e às 14h e nas segundas-feiras, verifica-se maior demanda nos respectivos setores, sendo o IPTU o setor mais procurado, para tratar sobre emissão de guias de recolhimento, consultas e/ou revisões cadastrais ou de débito, assim como pedido de parcelamento, isenção de IPTU para aposentados e pensionistas. Já no setor do ISS, o serviço com maior procura é o de emissão de alvarás de funcionamento.

Para além da gestão de filas, ainda segundo o secretário, o Poder Executivo vem, por meio da Secretaria da Fazenda, ampliando o uso de novas tecnologias como o sistema de memorando eletrônico, interligando as várias secretarias municipais. “Isso nos proporciona economicidade e celeridade às demandas dos setores”, frisa.

Todas essas novas ferramentas, além do sistema de Nota Fiscal Eletrônica, amplamente utilizado pelos prestadores de serviços, estão em consonância com o Plano de Governo da Gestão Municipal, cujo objetivo é facilitar o máximo possível o autoatendimento, disponibilizando diferentes formas de acesso por meio do Portal do Município www.ijui.rs.gov.br.

Lá o contribuinte pode, por exemplo, emitir guias de recebimento e certidões, sem a necessidade de buscar o atendimento presencial. “A nossa meta é irmos modernizando cada vez mais os serviços e o atendimento a partir da realização, sempre que possível, de novos investimentos em novas tecnologias”, conclui.

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Fonte: Prefeitura

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