Busca rápidaX

MANCHETES

Nove cães morrem após incêndio em área próxima ao canil de Santiago

11 de fevereiro de 2019

Um incêndio em uma área próxima ao Canil Municipal de Santiago deixou nove cães mortos na última semana. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo tomou conta da Central de Galhos da prefeitura, local em que são depositados os galhos oriundos de podas feitas na cidade, que fica nos fundos do canil.

Os bombeiros contam que foram chamados às 16h de quinta-feira para conter o fogo e só conseguiram apagar as chamas por volta das 20h. Como se tratava de galhos secos, o fogo teria se alastrado rapidamente e dificultado o trabalho dos profissionais. Eles afirmam que é a quinta vez em poucos meses que vão ao local apagar incêndios. Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o incêndio seja criminoso. 

Conforme a médica veterinária Eva Müller, responsável pelo Canil Municipal, os cães que morreram eram idosos e já estavam debilitados. A suspeita é de que, com a fumaça, eles tenham se intoxicado. A morte deles só foi percebida no dia seguinte, quando os caseiros foram alimentar os animais. Atualmente, o canil abriga cerca de 300 animais. 

– Não é a primeira vez que os galhos pegam fogo lá, mas, dessa vez, infelizmente, vitimou alguns animais. Ficamos muito tristes e torcemos que seja tudo esclarecido – relata Eva. 

Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Brigada Militar, mas, segundo o delegado Guilherme Milan Antunes, ainda não foi despachado para a Polícia Civil. A polícia deve abrir inquérito para investigar as causas do incêndio. Se for comprovado que foi criminoso, os responsáveis responderão por crime ambiental. No local, não há câmeras de segurança, o que pode dificultar o trabalho da investigação. 

Em nota, o prefeito Tiago Gorski Lacerda lamentou o que chamou de ato de vandalismo, que resultou no incêndio no local. “Sem chuva e com os galhos secos, o fogo se propagou e foi controlado pelos bombeiros, que fizeram todo o esforço para impedir que se alastrassem e causassem danos maiores. A fumaça acabou causando a morte, por intoxicação, de alguns cães do canil. A prefeitura deverá averiguar o incidente e tomar medidas para que não ocorra novamente”. 

Compartilhar
  • 1.1K
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1.1K
    Shares
Fonte: Diário SM.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!