Busca rápidaX

Champs Elysees

Novembro azul: hoje é o dia Mundial de combate ao câncer de próstata

17 de novembro de 2018

O dia de hoje (17/11) é conhecido como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data tem como objetivo  conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele não-melanoma, e deve atingir quase 70 mil brasileiros, somente neste ano.

A data é lembrada em meio ao Novembro Azul, iniciativa mundial que busca ainda desconstruir o preconceito dos pacientes quanto à consulta com urologista e o exame para o diagnóstico da doença. “O homem acredita que, ao consultar o médico e ser submetido ao exame da próstata, estará colocando em xeque sua masculinidade, esse preconceito é reforçado ainda, por piadas e brincadeiras no ambiente do trabalho, entre amigos e até parentes próximos”, aponta Rafael Buta, médico urologista oncológico da Aliança Instituto de Oncologia.

O especialista aponta ainda que dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamento ainda mais difícil. Ele reforça que a principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce.

Compartilhar
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
    9
    Shares
Fonte: Rádio Progresso

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!