Busca rápidaX

MANCHETES

Novo decreto do Executivo de Ijuí sobre Covid-19 trará alterações no transporte público, alimentação e outros segmentos

11 de maio de 2020

O município de Ijuí vai ter readequação das regras para enfrentamento ao novo coronavírus. Ainda nesta segunda-feira o Executivo vai publicar novo decreto, com adequação às normas que passaram a vigorar também hoje no Rio Grande do Sul, visto o Plano de Distanciamento Social Controlado do governo gaúcho.

Segundo o secretário de Governo de Ijuí, Telmo Alves, uma das mudanças vai ser no tocante ao transporte coletivo urbano. Com isso, os ônibus da Medianeira Transportes poderão transportar até 60% da capacidade de passageiros, o que inclui pessoas em pé.

Até agora, os coletivos podiam ter lotação máxima, mas apenas de passageiros sentados. A alteração vai possibilitar pequeno aumento de pessoas nos veículos. Porém, outros setores terão aumento de restrições. Os bares, por exemplo, não poderão abrir em Ijuí.

Já os restaurantes não poderão servir buffet, porém as pessoas podem se alimentar nos estabelecimentos, se forem respeitadas as medidas de higiene. Os restaurantes ainda tem a possibilidade de trabalhar com tele entrega ou com os clientes buscando os produtos nos locais.

O comércio de Ijuí vai sofrer algumas mudanças no número de funcionários para atendimento. Os segmentos de igrejas e esportes também terão novas regras de funcionamento. Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta.

Essas bandeiras variam conforme a propagação da Covid-19 e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. A região de Ijuí está na bandeira amarela, ou seja, a mais branda no controle estadual quanto ao novo coronavírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí