Busca rápidaX

Novo decreto em Ijuí autoriza reabertura do comércio com o uso obrigatório de máscara

17 de abril de 2020

Um novo decreto da prefeitura de Ijuí será publicado hoje, com validade a partir de amanhã, 18, até o dia 30/04, data em que será novamente reavaliado. Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, o prefeito Valdir Heck e o secretário de Governo, Telmo Alves, detalharam os pontos principais da normativa.

A grande novidade é a orientação expressa para o uso de máscaras. Todos os estabelecimentos comerciais, igrejas e no transporte público só serão admitidas pessoas utilizando a proteção facial. “Saí à rua nesta sexta-feira e, num primeiro olhar, observei que metade das pessoas estava utilizando máscara. Nós queremos chegar, no mínimo, ao índice de 70% das pessoas utilizando proteção em locais públicos”, apontou o prefeito Valdir Heck.

A prefeitura escalou mais de 20 fiscais, que seguirão atuando em três turnos, para observar o cumprimento das normas e, se for o caso, aplicar sanções. “Podemos aplicar multa para a empresa que descumprir alguma normativa, nós temos instrumentos legais para isso, embora ainda não possamos multar pessoas. Mas confiamos no povo de Ijuí, sabemos que todos terão consciência e vão se proteger”, afirmou o prefeito. “A multa pode chegar a 15 Unidades Fiscais, e cada Unidade tem o valor de R$ 118”, completou o secretário Telmo Alves.

Veja abaixo algumas informações sobre o novo decreto:

-Hotéis e hospedagens poderão abrir, com algumas condições sanitárias. Os hotéis deverão medir a temperatura na chegada de novos hóspedes. Os hóspedes também deverão se sujeitar a diversas regras sanitárias, e o quartos deverão ser higienizados diariamente.

-O complexo Poliesportivo, localizado ao lado do Ginásio Municipal, poderá ser novamente utilizado para prática esportiva, evitando a aglomeração de pessoas e com o uso de máscaras.

-Canchas de bochas e jogos de futebol continuam proibidos. Clubes e promoções sociais também continuam suspensos.

-Escolas seguem com as aulas suspensas.

-Lojas de conveniência em postos de combustível poderão fazer vendas, mas o consumo deverá ser feito no lado externo.

-Para as igrejas, segue valendo o decreto estadual, autorizando o máximo de 30 pessoas por celebração, obrigando um distanciamento de pelos menos 2 metros entre as pessoas.

-Restaurantes e lancherias devem seguir diversas regras de higiene, funcionando com no máximo 30% da capacidade. O horário de funcionamento será até às 23:00.

-Os ônibus do transporte coletivo da Medianeira Transportes poderão ocupar ter todos os bancos, sendo que nenhum passageiro poderá viajar em pé ou sem máscara. Os coletivos também deverão ser higienizados. Pessoas com mais de 60 anos seguirão sem poder utilizar os ônibus.

-As academias também terão que seguir orientações para que possam abrir. Elas poderão funcionar com no máximo 30% da sua capacidade, e fazer limpeza com frequência nos equipamentos.

-Salões de beleza e barbearias poderão atender com hora marcada e com intervalo mínimo de 15 minutos entre os clientes, para que seja feita a higienização.

-As lojas e comércio em geral poderão funcionar com as portas abertas, para facilitar a ventilação. A capacidade máxima será de um cliente para cada atendente (Ex: 5 atendentes, capacidade máxima de 5 clientes). També, nos casos das lojas, será necessário respeitar sempre a distância de dois metros, com o uso de máscara. Os clientes só poderão ser atendidos com máscara. Está proibido a prova de roupas dentro das lojas.

-Idosos e pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa.

Em breve o texto do decreto estará disponível na íntegra.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.