Busca rápidaX

Novo modelo nacional de carteira de identidade pode ser solicitado a partir de segunda-feira, dia 04

1 de fevereiro de 2019

As carteiras de identidade emitidas no estado do Rio Grande do Sul passam a ter um novo modelo a partir de 01 de março. O documento poderá ser solicitado a partir da próxima segunda-feira, dia 04, mas a entrega só acontece em março.

O novo modelo tem o objetivo de alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul(IGP-RS) ao padrão nacional definido pelo decreto 9.278/2018, assinado pelo então presidente Michel Temer.

De acordo com a Perito Papiloscopista do Instituto de Identificação de Ijuí, Mara Rejane da Costa Malheiros, no documento poderão ser incluídas novas informações opcionais, como número do PIS/Pasep, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social, nome social, Título de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Militar, tipo sanguíneo e o fator Rh. Até mesmo informações que auxiliem no pronto atendimento, como se a pessoa é acometida por alguma doença ou se tem alergia a algum medicamento, poderão ser anexadas. Esses dados serão lidos por meio do QR code impresso no verso da carteira de identidade.

Ainda segundo a papiloscopista Mara Rejane da Costa, o documento expresso continuará sendo emitido até o dia 25 de fevereiro, e o antigo modelo continuará válido em todo o país. A carteira de identidade tem validade de 10 anos, e, segundo ela, atualmente cerca de 100 carteiras de identidade são encaminhadas ou renovadas mensalmente em Ijuí. A primeira via do documento de identificação é gratuito, já para 2ª via, o valor cobrado desde 01 de janeiro de 2019 é de R$ 68,43, isentos maiores de 65 anos ou vítimas de roubo, nesse caso é obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência. Já para a modalidade expressa, o valor da 2ª via passou a ser R$ 88, 95.

Em Ijuí o posto de identificação fica localizado na Rua Ernesto Alves, 229 – Centro, com atendimento das 9h às 14h30.

O documento exigido para solteiros é apenas a Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).

Casados ou viúvos devem apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato.
Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!