Busca rápidaX

Novo site, lançamento de livro e distribuição de resultados: as atividades da Sicredi das Culturas na semana dos 95 anos

18 de maio de 2020

Uma história que alia união e atualização aos novos tempos. Assim pode ser considerada a evolução da Sicredi das Culturas, com sede em Ijuí, que vai completar 95 anos, quinta-feira, 21. Hoje pela manhã, a direção da cooperativa apresentou programa especial na RPI.

O diretor executivo, Roque Enderle, lembrou do início do que atualmente é a Sicredi das Culturas, ou seja, a Caixa Popular Pestanense, criada onde agora existem os municípios de Augusto Pestana e Boa Vista do Cadeado. Também comentou a reforma econômica brasileira que ocorreu em 1990, o que motivou o reforço do processo cooperativista.

Roque Enderle ainda observou o movimento do início dos anos 2000, quando a instituição do projeto de livre adesão, permitiu que a Sicredi das Culturas possibilitasse o ingresso de pessoas da área urbana, visto que até então os associados eram praticamente da agricultura.

Uma dos últimos passos de importância foi a união de quatro cooperativas Sicredi da região, o significou a criação da Sicredi das Culturas. Isso aconteceu há seis anos, quando a Sicredi das Culturas surgiu com cerca de 40 mil associados e patrimônio de aproximadamente 80 milhões de reais.

Atualmente o patrimônio está em 250 milhões, com dois bilhões de reais em carteira administrada. Em 2016, o trabalho foi expandido para o Estado de Minas Gerais, onde a Sicredi das Culturas inaugurou uma agência, em 20 de dezembro do ano passado, no município de São Sebastião do Paraíso.

No momento, a cooperativa tem cerca de 58 mil sócios. O patrimônio cresceu aproximadamente 30% de abril do ano passado até agora. Quinta-feira desta semana, quando a Sicredi das Culturas vai completar 95 anos, a cooperativa realizará depósito da distribuição de resultados na conta poupança dos associados.

No total, haverá repasse de sete milhões de reais; desse valor, cerca de dois milhões e 500 mil reais somente para o município de Ijuí. Cada associado vai receber dinheiro conforme a movimentação financeira feita no último ano. Recentemente, a Sicredi das Culturas havia depositado na cota capital, também dos sócios, dois milhões de reais, da mesma forma, em função da movimentação de serviços de 2019.

Hoje, entrou no ar o novo site da Sicredi das Culturas, endereço eletrônico sicredi.com.br/culturasrsmg. Por outro lado, quarta-feira haverá lançamento do livro com a história dos 95 anos da cooperativa.

Inicialmente a obra vai estar disponível apenas de forma digital, através do facebook e no instagram @sicredidasculturasrsmg, mas em breve haverá o livro físico. Também estiveram presentes no programa especial nesta manhã na Progresso, a gerente da agência Sicredi do centro da cidade de Ijuí, Michele Ruver Guarda, e as assessoras de comunicação, Raíza Gói Borba e Vanessa Wender Heusner.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!