Busca rápidaX


Novos óbitos e internações pela Covid-19 levam região de Santa Rosa para bandeira laranja pela primeira vez

7 de junho de 2020

Da mesma forma que a região de Ijuí, a região de Santa Rosa passou para a bandeira laranja no distanciamento controlado estabelecido pelo governo estadual, em relação ao novo coronavírus. A alteração foi anunciada ontem e vai servir para toda esta semana, ou seja, até domingo, 14.

É a primeira vez que as regiões de Santa Rosa e Ijuí contam com a bandeira laranja, ou seja, risco médio para a Covid-19. Deste o início do distanciamento controlado, em 11 de maio, nessas duas áreas a bandeira era amarela, a mais branda, que significa risco baixo.

As bandeiras são estabelecidas, por exemplo, em razão dos casos da doença e a capacidade de atendimento na área da saúde. Santa Rosa somou sete novas internações nos últimos dias, além de óbitos pela Covid-19, por exemplo, em Giruá e Santa Rosa. Diante disso, os 22 municípios dessa região terão bandeira laranja a partir desta segunda-feira, 08. Especificamente em Santa Rosa são 28 casos do novo coronavírus.

A região 14, de Santa Rosa, é composta pelos municípios de Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi

Região de Ijuí

Embora tenha apresentado melhora em três indicadores sobre a propagação da Covid-19, a situação na região de Ijuí se agravou na última semana em outros cinco pontos, por exemplo, a variação do número de novas hospitalizações em função da doença. Além disso, a razão entre casos ativos e recuperados são indicadores que atingiram o grau mais extremo.

A região ijuiense ainda registrou aumento de novas hospitalizações e incidência de novos óbitos no comparativo com a população, bem como viu aumentar a ocupação dos leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19.

Aliás, semana passada a região de Ijuí registrou as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus, ou seja, uma em Santo Augusto e outra em Condor. Por isso, nesta semana vai ter a bandeira laranja no distanciamento controlado.

No que se refere especificamente em Ijuí, nesta segunda-feira haverá nova reunião do comitê municipal de acompanhamento da Covid-19, que reúne prefeitura, Judiciário, Ministério Público, empresários, Sindicato dos Comerciários e outros.

Segundo o secretário da Saúde, Marco Atkinson, nesse encontro vai ser analisada a mudança de bandeira e possibilidade de alterar o decreto municipal sobre as regras que regem os diferentes segmentos, a fim de conter a doença.

No entanto, Atkinson frisa que a alteração da bandeira amarela para laranja ocorreu, também, pela avaliação da Covid-19 em municípios da região, não apenas em Ijuí; com isso, é preciso analisar o contexto mais amplo.

Porém, o secretário da Saúde de Ijuí alerta que se ocorrer mudança no decreto municipal, em razão da bandeira um pouco mais grave, as regras somente podem ficar mais rígidas e não o contrário.

O prefeito, Valdir Heck, disse que se a situação da Covid-19 seguir se agravando em Ijuí e as pessoas não respeitarem as regras, o município poderá determinar multa para quem não usar máscaras ao sair em vias e locais públicos.

Os dados mais atuais informam que em Ijuí há 29 casos do novo coronavírus. As regiões Celeiro e Missões, da mesma forma, estão com a bandeira laranja. Nesta próxima semana não haverá bandeiras vermelha e preta no Rio Grande do Sul, que indicam riscos alto e altíssimo no que se refere à Covid-19.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí