Busca rápidaX


MANCHETES

Números do índice de infestação do aedes aegypti divulgados são preocupantes

9 de março de 2019

Boletim do Programa Estadual de Controle e Vigilância sobre o mosquito aedes aegypti, divulgado nesta semana pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, aponta números bastante preocupantes com relação a presença do inseto na área de atuação da coordenadoria que abrange 20 municípios.

De acordo com os dados referentes ao mês de fevereiro de 2019, apenas o município de Chiapetta possui o chamado índice LIRAa – Levantamento de Índices do Aedes aegypti, dentro do chamado risco baixo.

O LIRAa é dividido em três faixas. Para valores menores que um o risco é conspirado baixo. Para valores entre um e menores que quatro temos o chamado risco médio e para valores iguais ou superiores quatro o risco é alto.

Na linha considerada de médio risco aparecem a maioria dos municípios da área observada. Nela constam entre outros: Bozano com índice 1,5; Catuípe com 2,6; Condor com 2,8; Coronel Barros com índice 1,2; Nova Ramada com 2,2 e; Pejuçara com 1,2.

O município de Ijuí também aparece na lista do chamado risco médio com índice de infestação do mosquito aedes aegypti em 2,7.

Por outro lado, moradores de municípios que aparecem com índice superior a quatro devem ficar atentos aos riscos de contaminação das doenças transmitidas pelo inseto.

Em Ajuricaba o índice em fevereiro foi de 5,9; Augusto Pestana com 7,5; Joia com 4,6; Panambi 4,8 e Santo Augusto com índice 5.0. Destacou-se negativamente na lista o município de Humaitá com o índice de 12,8.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí