Busca rápidaX

O que as faculdades estão fazendo durante a pandemia

16 de dezembro de 2020

A pandemia de COVID-19 mudou o ano de 2020 completamente. Isso inclui a vida acadêmica dos brasileiros. As atividades rotineiras foram deixadas de lado quase que completamente. Nas faculdades do Brasil, as aulas, avaliações e outros trabalhos tiveram que ser alterados, adiados ou completamente cancelados. O ensino a distância pode parecer a melhor solução, mas há alguns problemas com isso. Por exemplo, passar as instruções para um ensaio crítico pela internet é uma tarefa mais difícil do que parece. Neste artigo vamos explorar como as faculdades estão lidando com a pandemia. 

EAD é a saída mais óbvia

Inicialmente, suspender as aulas parecia ser a melhor ideia. O problema é que a COVID-19 não foi controlada ou sequer chegou perto de ser controlada no Brasil. Na verdade, não temos qualquer previsão para quando as coisas vão voltar ao normal. Diante disso, nada mais justo do que optar pelo ensino a distância. Na teoria, o EAD é a saída perfeita. Os alunos vão poder assistir as aulas sem ter que sair de casa, seguindo até as mais duras regras de distanciamento social. O mesmo serve para os professores, que poderão dar aulas a partir de suas casas. Mas quando damos uma olhada mais de perto na situação, percebemos que o problema é mais complexo do que parece.

As inúmeras controvérsias com o ensino a distância

Para começar, o ensino a distância não é acessível para todos. É necessário equipamentos e estrutura para estudar em casa. Um aluno precisa de computador, internet e um lugar silencioso para poder estudar. No Brasil, seria uma grande injustiça considerar que todos os alunos tem acessos a esses itens. Em segundo lugar, nem todos as aulas ou cursos podem ser ministrados a distância. Um curso de medicina, odontologia, medicina veterinária, e etc. nunca existiram nesse formato. No melhor dos casos, os responsáveis por esses cursos vão pegar algumas matérias e tentar viabilizar através do ensino a distância. Há também o fato de algumas avaliações não darem certo através da internet.

As avaliações a distância

Fazer um TCC rápido ou uma monografia a distância está fora de cogitação. Esse tipo de trabalho requer uma defesa. Isto é, uma apresentação diante de uma banca. Uma defesa de trabalho de conclusão de curso pela internet ou monografia online seria um tanto quanto estranho. É claro que algumas provas seguem sendo feitas pela internet. Provas teóricas de múltipla escolha são bastante comuns em cursos EAD. O problema é que não há um controle contra a intervenção de terceiros, ao menos, é muito mais difícil que isso aconteça quando se trata de uma prova online.

O que uma faculdade não pode fazer a distância

Os típicos trabalhos de conclusão de curso não são feitos online. Como já mencionamos, é necessária uma defesa ou apresentação. A tradicional apresentação de seminários também está fora de cogitação. Alguns professores acabam se sentindo relutantes em prosseguir com as aulas diante da limitação das formas de avaliação. Um aluno de direito, por exemplo, precisa mostrar que é capaz de se expressar e apresentar ideias diante de uma audiência.

A solução definitiva não existe, mas há esperança

O Ministério da Educação já anunciou o retorno das aulas em faculdades mais de uma vez. Ao menos, a data foi anunciada. O problema é que não qualquer razão para acreditar que isso seja uma boa ideia. Com a pressão da população, o mesmo Ministério já recuou e mudou a data para o retorno. Não há motivos para anunciar o retorno, já que a o COVID-19 está fora de controle. A única esperança é a circulação de uma vacina eficiente.