Busca rápidaX

MANCHETES

Obras nas redes de esgoto do município devem ser concluídas até o final deste mês, afirma Corsan

16 de dezembro de 2019

Há muitos anos moradores de Ijuí reclamam dos transtornos causados pela Corsan através das obras do sistema de esgotamento sanitário, devido aos grandes buracos abertos em diferentes localidades do município.
Na última semana um grupo de moradores da Rua Bento Gonçalves, próximo ao Bairro São José, realizou um protesto, reivindicando melhorias na infraestrutura da rua. O pedido dos protestantes é para que o poder público e a Corsan reponham o asfalto retirado anteriormente para a instalação do sistema.

Segundo o chefe da unidade de serviços da Corsan de Ijuí, Flávio Krampe, a Bripasa, empresa terceirizada contratada pela autarquia, é quem tem a responsabilidade de concluir as obras. Porém, o trabalho só não foi finalizado, segundo Krampe, porque naquela localidade existe um trecho de aproximadamente 120 metros com grande quantidade de rochas. Pela legislação, a Bripasa só pode detonar as rochas mediante autorização. O processo é demorado e exige muita atenção ao ser executado, na medida em que toda área deve ser isolada. A liberação, segundo Flávio, chegou recentemente, por isso, a promessa é de que nesta semana as obras sejam retomadas e concluídas até o final deste mês.

Outra região rochosa e que sofre com o esgoto a céu aberto é a localidade de Faixa Velha. Segundo o chefe da unidade de serviços da Corsan, as valas já estão abertas e atualmente estão sendo implantadas as redes de esgoto. A novidade, segundo ele, é a futura compra de uma miniestação de tratamento, que vai possibilitar que todo esgotamento gerado naquela região seja tratado na própria localidade, o que segundo Flávio Krampe, vai resultar num grande ganho para a população da Faixa Velha.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí