Busca rápidaX


MANCHETES

Paciente de 97 anos é curada de Covid-19 e recebe alta em SP

12 de abril de 2020

Um dos pacientes da Covid-19, mais velhos que tiveram notícias no Brasil, receberam alta neste domingo (12), no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Gina Dal Colleto Fernandes tem 97 anos e foi internada no dia 1º de abril com sintomas graves da doença. Quase foi intubada e levada para uma UTI.

A doutora Ludhmila Hajjar, que é médica de Gina, afirma que a força do paciente, uma boa estrutura hospitalar e uma companhia de família que sofreu toda a diferença no tratamento.

“Em dois dias de internação, ela estava sozinha e deprimida. Pedia que a filha Maria Helena viesse ficar com ela no hospital. Mudou tudo”, diz Ludhmila. “Uma filha já teve Covid-19”.

Dona Gina tem suporte respiratório, com altas doses de oxigênio, e foi medicada com corticóide, antibióticos e cloroquina.

O medicamento foi recebido por pacientes internados, mesmo que os estudos ainda não tenham sido comprovados de forma cabal à sua eficácia.

O oncologista Paulo Hoff, diretor do hospital, ressalta a importância do suporte oferecido aos pacientes sem tratamento da doença.

“Há vários medicamentos sendo estudados, mas ninguém sabe bem ainda se eles estão funcionando. Uma função do médico e do hospital é o suporte para essa infecção [pulmonar, amostras de coronavírus] que são debeladas. O suporte na realidade é o mais importante”, afirma ele.

Fonte: Folha de São Paulo.