Busca rápidaX

Pacientes com comorbidades precisam comprovar condição para participar da vacinação contra Covid-19

3 de maio de 2021

Foi iniciada em Ijuí e em todo o Rio Grande do Sul nova etapa de vacinação contra a Covid-19, abrangendo pessoas com comorbidades, abaixo dos 60 anos. Foi recebida uma remessa de vacinas na sexta-feira (30) e hoje pela manhã houve uma reunião com o Estado para comunicar o envio de uma nova remessa que deve chegar amanhã (04), para ampliar ainda mais a vacinação da população com comorbidades. O Estado vai receber 450 mil doses. O objetivo da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul é conseguir atingir toda a população com 40 anos ou mais, com comorbidades, através dessas duas remessas de imunizantes contra a Covid-19.

Segundo o Secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, para receber a vacina a população com comorbidades precisa comprovar que tem uma condição de saúde. As pessoas que utilizam os postos de saúde e fazem tratamento de alguma comorbidade destacada no processo de vacinação, tem acesso a essa comprovação por meio do sistema de saúde do município. Com isso a Secretaria de Saúde de Ijuí consegue fazer o controle, a listagem e o chamamento desses pacientes. Em caso de acompanhamento na rede particular, os cidadãos vão precisar apresentar laudo médico relatando que é portador de determinada comorbidade.

Será disponibilizado para a população um documento indicando as condições classificadas como comorbidades que fazem parte da vacinação. O Secretário destaca que precisa haver a comprovação da comorbidade e que o Estado orientou as secretarias a reter a declaração do médico indicando a situação do paciente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí