Busca rápidaX


MANCHETES

Panambi e Santa Rosa confirmam segundo caso de dengue em cada município

26 de fevereiro de 2019

As vigilâncias dos municípios de Panambi e Santa Rosa confirmaram hoje (26) o segundo caso de dengue em cada município. De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde de Panambi,  Vânia Piaia Abreu, o segundo caso foi comprovado somente na semana passada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), porém o caso suspeito foi noticiado em 14 de janeiro, mesma época em que houve a confirmação do primeiro. Os dois pacientes foram diagnosticados com dengue autóctone – adquiridos dentro do Estado. Relembre o primeiro.

Em Santa Rosa, já são dois os casos de dengue importada, ou seja, adquirida fora de território gaúcho. De acordo com a diretora de atenção primária, o primeiro caso foi confirmado pelo Lacen no início deste mês e o segundo na última quinta-feira (21). Ela afirma que os dois casos constatados até então, são de pessoas que viajaram em férias para o Mato Grosso e Bahia, respectivamente. Segundo a diretora, outros quatro casos  suspeitos estão sendo investigados pelo laboratório. 

Já o município de Augusto Pestana havia registrado, no início deste mês, três casos suspeitos de dengue. Segundo a secretaria de Saúde, todos deram resultados negativos e até então não há novas notificações.

Ainda nesta terça-feira (26) a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso autóctone – contraído dentro do estado – de vírus da zica em 2019. Uma jovem de 17 anos, moradora de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, teve os sintomas da doença no dia 7 de janeiro. A paciente está internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí